Estilo de vida
17/07/2019 às 11:30•2 min de leitura
Cada lugar do mundo tem um jeito diferente de comemorar situações ou relembrar o passado. Nos exemplos abaixo, confira algumas das tradições mais curiosas que existem por aí. Qual delas você acha que deveria ter aqui no Brasil?
A virada de ano no Hemisfério Sul acontece no verão, então muita gente por aqui adora pular ondinhas para trazer sorte. Lá no Norte também acontece algo semelhante: na Holanda, o pessoal aproveita o dia 1º de janeiro para comemorar o Nieuwjaarsduik, algo como “Mergulho de Ano-Novo”, nas águas gélidas do mar!
Por aqui, costumamos dar livros quando sabemos exatamente o gosto de uma pessoa ou estamos sem ideias de presente – muitas vezes, eles vão para a estante e nem sequer são lidas. Na Islândia, existe a Jólabókaflóðið, algo como “Inundação de livros do Natal”, no qual as famílias se reúnem nas festividades de dezembro justamente para trocar livros e começar a lê-los ao lado da árvore natalina com um bom chocolate quente.
Você já teve vontade de jogar tomate em alguém? Então corra para Buñol, na província de Valência, na Espanha, que todo final de agosto comemora a La Tomatina, a maior guerra de comida do mundo! O festival dura 1 semana, mas a batalha de tomates dura apenas 1 hora – em 2018 acontecerá no dia 29.
Todo mês de julho ou agosto, dependendo da Lua, os hindus da Índia e do Nepal comemoram a Naga Panchami, uma adoração de cobras e serpentes! Esses animais são sagrados para a religião hindu desde sempre – tanto que o Senhor Vishnu, por exemplo, descansa no reino das cobras –, por isso, nesse dia, elas recebem leite, arroz e outras oferendas como forma de o povo mostrar sua devoção.
Já pensou ser amarrado em um poste ou a uma cadeira e levar um “banho” de canela? Não parece nada agradável, mas é isso que acontece na Dinamarca quando você chega aos 25 anos e ainda não se casou. E caso chegue aos 30 solteirão ou solteirona, é possível que troquem a canela por pimenta!
Nas Olimpíadas, existem lançamentos de peso, de dardo e de disco, enquanto na Finlândia existe um campeonato mundial muito mais bizarro: o de lançamento de botas de borracha!
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!