Ciência
30/01/2019 às 11:20•2 min de leitura
2019 mal começou e já estamos ansiosos para a festividade que marca o verdadeiro início de tudo: o Carnaval. Afinal, o ano só começa de verdade depois dessa festa, certo?
Embora o Carnaval tenha se tornado parte da cultura brasileira, não foi por essas bandas que ele se originou.
Há divergências quanto à origem da palavra Carnaval: alguns acreditam que esteja ligada à expressão carnis valles (do latim, “prazeres da carne”), enquanto outros afirmam vir de carnis levale (referente à retirada da carne que acontece durante a quaresma). Apesar da controvérsia, da Antiguidade aos tempos atuais a essência carnavalesca é a mesma: o clima festivo e a fartura.
No Brasil, a história do Carnaval tem início no período colonial, com a folia do “entrudo”, uma festa portuguesa que envolvia brincadeiras com água. Como somos bons de mistura, hoje a nossa festança leva uma porção de heranças de outros países e regiões. Não à toa, a celebração que ocorre no Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo – ainda que Recife tenha levado o troféu de maior bloco de Carnaval do mundo em 1995, com o Galo da Madrugada.
A gente brinca e faz folia, mas mesmo quem não curte a festança acaba aproveitando a época para viajar, nem que seja para bem longe dos blocos de Carnaval. No Submarino Viagens, você encontra uma série de promoções e sugestões de destinos para aproveitar o Carnaval como bem entender – seja encontrando hotel ou passagens:
São Paulo conta com desfiles no sambódromo (Imagem: Reprodução/Paula Ferrari)
Hotel | São Paulo
Passagem | Recife
E aí? Vai perder essa chance de curtir os 4 dias de folia?