Artes/cultura
16/07/2019 às 02:00•1 min de leitura
Os beija-flores são aves diminutas e simplesmente incríveis. Para começar, existem mais de 340 espécies desses pássaros e eles são encontrados apenas nas Américas – especialmente na América do Sul. Além disso, os beija-flores estão entre as menores aves do mundo, sendo que o menor desses passarinhos mede apenas 5 centímetros de comprimento, e são capazes de bater suas asinhas entre 50 e 200 vezes por segundo, assim como de alcançar velocidades de 15 m/s, dependendo da espécie.
E não é só isso... Os beija-flores podem voar para frente, para trás, permanecer estacionários e até voar de cabeça para baixo, possuem um dos metabolismos mais elevados do Reino Animal, podem percorrer milhares de quilômetros durante as migrações anuais e, embora essas aves vivam, em média, entre 3 e 5 anos, existem registros de exemplares que bateram os 12 anos de vida. Como se fosse pouco, os beija-flores ainda têm prismas nas asinhas! Ou pelo menos foi isso o que os retratos do fotógrafo Christian Spencer revelaram. Veja:
Spencer é um australiano que adotou o Brasil como lar – e capturou as belíssimas fotos dos beija-flores da varanda de sua casa no Rio de Janeiro. Ao observar as aves voando a contraluz, o fotógrafo percebeu que os raios solares, ao incidirem sobre as penas, produziam um belo efeito visual e criou a série “Primas Alados” que você pode conferir a seguir: