Ciência
09/08/2019 às 04:00•1 min de leitura
Seamus Blackley, cientista que é considerado o pai do Xbox, entreteve os seus seguidores no Twitter no último domingo (5) ao anunciar que usaria levedura de 4,5 mil anos para fazer um pão. Para conseguir esse ingrediente especial, ele contou com a ajuda de uma egiptóloga e de um microbiologista.
Foto: Seamus Blackley/Reprodução
Em uma thread na rede social, Blackley explicou que coletou a levedura de uma cerâmica egípcia que os pesquisadores acreditavam que era usada para a fabricação de pão e cerveja. Para “despertá-la”, ele usou cevada e farinha. Depois de uma semana, ela estava pronta para ser assada.
Blackley usou mesmos ingredientes que os egípcios e aprovou o resultado. “O miolo é leve e aerado, especialmente para um pão de grãos 100% antigo. O aroma e o sabor são incríveis. Estou emocionado. É realmente diferente. Você pode perceber mesmo que não seja um nerd de pão”, escreveu ele.
Foto: Seamus Blackley/Reprodução
Não é surpreendente que Blackley tenha encontrado levedura em uma cerâmica dos egípcios. Afinal, eles amavam pão e consideravam este um alimento básico. Pessoas de diferentes camadas sociais costumavam ter pão à mesa em todas as suas refeições.