Artes/cultura
09/10/2019 às 12:00•2 min de leitura
Um abaixo-assinado pedindo para colocar o vira-lata caramelo nas notas de R$ 10 está fazendo sucesso nas redes sociais. A petição online endereçada ao Ministério da Fazenda já tem mais de 20 mil assinaturas até o momento dessa publicação. O pedido é para que a imagem dele seja adicionada no lugar da gravura da arara, nas cédulas de R$ 10.
Criada por um internauta identificado apenas como “Victor A.”, esta campanha se junta a tantas outras já lançadas que têm como tema o famoso cãozinho encontrado pelas ruas de todo o país. Nas petições, já pediram pela instauração de um dia em homenagem a ele e para torná-lo um animal sagrado no território nacional, assim como as vacas são na Índia, entre outras coisas.
A campanha atual é acompanhada do seguinte texto: “O cachorro caramelo consolidou-se como um marco do povo brasileiro, sendo bem amado e recebido em todos os estados do País, sendo um exímio representante de nossa cultura, portanto merece menção em nossas moedas.”.
Ele já virou estampa de canecas, capa de calendários e cadernos, foi tema de muitos memes e ganhou perfis seguidos por milhares de pessoas nas redes sociais, tornando-se uma verdadeira febre. Até aparece na TV de vez em quando, invadindo alguns jogos de futebol, para a diversão de torcedores e telespectadores.
Além disso, costuma ser visto em inúmeras ruas de todo o país, correndo atrás de carros, motos e bicicletas, ou em frente a bares, supermercados e mercearias, sempre em busca de água, comida, diversão, novas amizades, um novo lar ou apenas um pouco de carinho.
Por tudo isso, o caramelo é considerado um símbolo nacional. Muitas pessoas, inclusive, já pediram para que seja feito o reconhecimento oficial do vira-lata caramelo como uma raça brasileira.
Se você é fã da raça vira-lata caramelo e quer entrar na brincadeira pode assinar a petição no site AVAAZ.org. Basta digitar seu nome e sobrenome nos campos específicos, além de informar o endereço de e-mail. A seguir, clique em “Assinar essa petição” para confirmar.
E caso queira compartilhá-la com os amigos é só clicar na opção “Compartilhe essa campanha no Facebook” e dar a autorização solicitada pela página.