Artes/cultura
17/10/2019 às 07:00•2 min de leitura
Um par de tênis pode custar uma pequena fortuna e se já há quem ache exagero pagar US$ 160 em um Nike Air Max 97s imagine então um tênis que custe US$ 1.425 – o equivalente a quase R$ 6 mil. Acredite, não apenas existe um tênis com esse valor como ele “voou” das prateleiras americanas e, além disso, ele é bastante, digamos, peculiar.
O tênis que custa quase R$ 6 mil traz água benta do rio Jordão na sola. O “Jesus Shoes” como está sendo chamado pela empresa do Brooklyn responsável pela sua comercialização, é um par tradicional de tênis da Nike, mas com o fundo absorvente com água benta do rio Jordão. Segundo a CBS News, a empresa de artes criativas Brooklyn MSCHF é a responsável pelo “tênis abençoado”.
A água foi devidamente abençoada por um padre e, com isso, o preço saltou, inclusive com alguns pares sendo comercializados por ainda mais: US$ 4 mil. Além da água benta, um Jesus de ouro em um crucifixo está anexado ao cadarço.
Segundo Daniel Greenberg, chefe de comércio da MSCHF, os tênis foram vendido em “um minuto” e estão sendo comercializados no site de revenda StockX por US$ 4 mil. Greenberg explicou que o projeto surgiu para conscientizar o poder de influência da “cultura de colaboração” sobre os consumidores que acabam pagando produtos limitados e exclusivos a preços absurdos. “Queríamos fazer uma declaração sobre como a cultura de colaboração se tornou absurda”, disse.
Após outros projetos, como o “Times Newer Roman”, fonte de texto que utiliza a tradicional como base e aumenta a letra em até 10% e o plug-in de internet capaz de deixar páginas da Wikipedia como fontes oficiais de informação, a MSCHF mirou na figura mais influente da história humana e assim nasceram os tênis de Jesus. “Decidimos levar isso para o próximo nível. Perguntamos a nós mesmos: 'Como seria uma colaboração com Jesus?”, explicou.
Por sorte, Greenberg tem um amigo que mora em Israel e trabalhou como fornecedor da água do rio Jordão. O público-alvo são aqueles que amam uma excentricidade e claro o hype de qualquer produto. A empresa enviou seis pares do tênis para youtubers e famosos influentes, entre eles o rapper A$AP Rocky antes mesmo de lançá-los.
A empresa tem planos de fazer lançamentos quinzenais sempre às 11h da manhã de segundas e quartas-feiras.