Artes/cultura
24/10/2019 às 13:00•3 min de leitura
*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Quem encomenda produtos pela internet com frequência já está familiarizado com o conceito relacionado às entregas de suas compras. Depois que o pedido é efetivado, as encomendas são separadas e enviadas para o endereço de destino, geralmente pelos Correios ou por meio de uma transportadora. Porém, nesse interim, existe um mecanismo que ajuda bastante a diminuir a ansiedade daqueles que não aguentam esperar seus produtos chegarem.
O rastreamento de encomendas é uma forma de checar em que etapa da entrega o seu pedido está. Por meio de um código ou dos dados pessoais do comprador, é possível saber se os produtos pedidos já foram enviados, se eles estão na cidade de destino ou se eles já saíram para entrega rumo ao endereço do destinatário.
A principal forma de entrega em nosso país é através do Correios. Por isso, neste artigo, vamos mostrar passo a passo tudo o que você precisa fazer para rastrear os seus produtos e encomendas que estão sendo entregues pelos Correios.
Todas as vezes que você faz a compra de um produto que será entregue pelos Correios, o seu pedido gera um código de registro. Esse dígito, composto por 13 caracteres alfanuméricos, é o que permite a consulta e rastreio de sua encomenda.
O código de postagem é dividido em três partes: código de serviço, número + dígito verificador e o país de origem. O comprador pode consultar esse código por meio desta página.
O rastreio por meio dessa página pode ser feito para objetos individuais ou múltiplos objetos. Para esse último caso, basta apenas separar cada um dos códigos por um ponto-e-vírgula.
Caso você não tenha recebido o código de postagem, também é possível fazer a consulta por meio do CPF ou CNPJ. Contudo, a pesquisa por meio desses dados só é possível caso eles tenham sido informados no momento da postagem.
A pesquisa é realizada na mesma página em que podemos buscar pelos códigos de postagem. Basta apenas digitar o CPF e o CNPJ sem espaços ou caracteres especiais (espaços, pontos ou barras). Porém, o sistema também exige um cadastro para finalizar a consulta
Se você ainda não está registrado, o cadastro é rápido e vai te dar acesso ao sistema dos Correios. Assim que ele estiver finalizado, você pode consultar o CNPJ ou o CPF para ter acesso aos últimos 50 objetos associados a esse documento e que tiveram uma movimentação nos últimos 180 dias.
Uma dúvida bastante comum relacionada às encomendas é quanto ao rastreio de pedidos internacionais. Afinal, grande parte dos produtos comprados pela internet, em especial em lojas como AliExpress, Gearbest e Bangood, são enviadas a partir de outros países, como a China. Como fazer o rastreamento, nesses casos?
De acordo os Correios, o nível de informação de rastreamento depende do serviço contratado pelo remetente. Ou seja, só é possível realmente saber os detalhes da encomenda se a empresa que enviou o produto utiliza um serviço que oferece esses dados.
Os códigos que iniciam com a letra “R”, por exemplo, não oferecem o rastreio ponto a ponto. Sendo assim, o nível de informação que essas encomendas fornecem é limitado. As informações geralmente só estão associadas a eventos como: recebimento no Brasil e entrega, tentativa de entrega ou aguardando retirada na unidade responsável.
Porém, é importante destacar que as próprias lojas também oferecem mecanismos que ajudam a rastrear a encomenda comprada. Lojas como AliExpress e Gearbest, por exemplo, mostram na página de acompanhando do pedido alguns status que podem ajudar. Outras empresas podem ainda usar o serviço de transportadoras independentes. Nesses casos, o código pode ser consultado no site dessas respectivas empresas.
A Black Friday é um período do ano em que o número de encomendas entregues pelos Correios cresce bastante. Porém, há outro dia do ano em que a empresa precisa trabalhar bastante: a Black Friday chinesa.
Em seu país de origem, o evento é chamado de Single’s Day (“Dia dos Solteiros”, em português). Esse único evento é capaz de movimentar o e-commerce mais do que a Black Friday de muitos países ocidentais, até mesmo dos Estados Unidos ou de vários outros combinados.
O dia tradicionalmente marcado para o evento é o dia 11 de novembro (11/11) de todo ano. O motivo? O número 11 representa, para eles, uma pessoa sozinha. No começo, o dia era apenas reservado para festivais, shows e outras formas de entretenimento; contudo, com o tempo, foi somado a esse significado descontos mais generosos no e-commerce chinês.
Lojas como AliExpress, Gearbest e Bangood participam desse evento. Como acontece todos os anos, descontos incríveis são disponibilizados para os visitantes e é realmente difícil não se segurar e acabar comprando uma coisa ou outra. Porém, caso você queira uma curadoria especializada, fique ligado aqui no TecMundo. Vamos estar atentos às melhores ofertas para compartilhar com vocês!
Agora que você virou um expert no assunto, chegou a hora de conferir alguns dos dispositivos mais procurados pelos brasileiros na Black Friday chinesa: