Esportes
05/11/2019 às 10:30•2 min de leitura
A busca por formas mais ecológicas de consumo e pela diminuição da produção de lixo está em alta. A substituição do canudo de plástico por opções biodegradáveis, por exemplo, ganhou força após o vídeo de um homem extraindo um canudo das narinas de uma tartaruga viralizar na internet.
Notícias sobre carcaças de baleias encontradas com toneladas de plástico no estômago, ou focas presas em redes de pesca também se tornaram comuns. Esses são apenas alguns dos exemplos trágicos do que o descarte incorreto de lixo pode causar. É provável que isso tenha nos atentado às consequências do consumo desenfreado de itens descartáveis e iniciado uma mudança de postura entre nós, consumidores.
Mas parece que algumas empresas ainda não se sensibilizaram com a causa e estão ficando pra trás no quesito sustentabilidade quando o assunto é embalagem. Para provar que ainda temos um longo caminho pela frente, reunimos algumas imagens publicadas por consumidores que revelam pacotes totalmente desproporcionais ao tamanho do item comprado. Confira:
Apesar dessa sequência tragicômica de imagens, existem também exemplos positivos que merecem ser destacados e nos dão a esperança de um futuro melhor. No Reino Unido, alguns mercados oferecem aos consumidores a possibilidade de comprar produtos sem embalagem. Ou seja, o próprio cliente leva os recipientes duráveis onde armazenará o que comprar. Além de evitar a produção de lixo, os preços caem aproximadamente um sétimo.
Algumas marcas de alcance global também buscam soluções sustentáveis. A Nestlé, por exemplo, promete tornar 100% de seus pacotes recicláveis e reutilizáveis nos próximos 5 anos. A meta é também tornar todos os canudos biodegradáveis. No Brasil, a marca se associou com o Projeto Tamar para financiar campanhas e projetos a favor do meio ambiente.
A sua concorrente, Mondelez, também tem o mesmo objetivo de tornar suas embalagens ecologicamente corretos até 2025. A marca também está desenvolvendo um plano de assinatura com pacotes personalizados e reutilizáveis.