Estilo de vida
03/04/2020 às 13:30•2 min de leitura
Nesta semana, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado recomendando que a população utilize máscaras faciais para sair de casa. Na folha informativa divulgada nesta quinta-feira (02), o órgão reconheceu a eficácia das máscaras caseiras e disponibilizou um guia de como fazê-las. Vale lembrar que a recomendação principal é manter o distanciamento físico e lavar sempre as mãos.
Além do Ministério da Saúde, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também elaborou um manual, que adiciona informações científicas indispensáveis para a confecção.
Antes de colocar a mão na massa, você deve se atentar ao tipo de tecido que vai utilizar. E quando for cortar seu tecido, tenha em mente as dimensões a seguir:
Tamanho P
Tamanho G
No manual, a UFSC indica o tricoline ou malha de camiseta com, no mínimo, 65% de algodão em sua composição. Nesse caso, será necessário adicionar um filtro na parte interna: um pedaço de papel toalha que contenha propileno e celulose, como os da marca Scott Duramax. Após o uso, retire o filtro e lave sua máscara com água e sabão ou deixe de molho na água sanitária por 15 minutos.
Aqui, a ideia é criar uma estrutura de envelope/bolso, por onde a folha de papel absorvente será inserida. Ela deve ser dobrada de forma que exceda o tamanho deste compartimento para evitar espaços desprotegidos. Após cortar o tecido, costure dois elásticos de 17 cm nas laterais para segurar a máscara atrás das orelhas. Veja o passo a passo a seguir:
Para confeccionar uma máscara de uso único contra o Coronavírus, você deve usar um pedaço de TNT que seja de alta compactação (100 g/m² é o ideal) e 100% propileno. Nesta opção, o uso de filtro é dispensável, uma vez que o próprio tecido cumpre essa função.
Aqui, vamos sugerir duas maneiras de confecção. Você pode seguir o passo a passo acima, dispensando o compartimento para filtro e costurando o TNT em três camadas. Ou você também pode optar por uma versão mais simples, ensinada pela pediatra Ana Escobar neste vídeo. Mas, lembre-se: é indispensável que as instruções sobre a altura da máscara e o tipo de tecido sejam respeitadas.
As máscaras devem ser utilizadas por duas horas no máximo, por isso é indicado que você tenha mais de uma;
A máscara é de uso individual e, caso seja reutilizável, só o dono deve lavar;
Evite tocar na máscara durante o uso, ajuste-a apenas pelos elásticos;
Nesse sentido, use somente os elásticos para retirá-la e higienize suas mãos antes e depois deste processo.