Artes/cultura
14/07/2020 às 05:00•2 min de leitura
Dar risada é sempre um bom momento. Seja em uma boa conversa com amigos, ao ler uma piada, ao assistir uma comédia — a única certeza é: sentir-se bem! Mas por que dar risada é algo tão bom?
Não se sabe ao certo o porquê que nós damos gargalhadas ou como elas são estimuladas. Entretanto, é certo elas estimulam inúmeras reações no corpo humano e é isso que você vai descobrir agora!
(Fonte: Pexels)
Uma das primeiras áreas a serem afetadas é o córtex frontal, que é responsável pela tomada de decisão. Essa região percebe que algo contado foi engraçado e inicia uma sequência de reações no corpo humano.
É então que a reação chega ao córtex motor, que controla os movimentos físicos. Isso gera a risada, as contrações do diafragma, batimentos na cabeça e, por fim, chega à substância cinzenta periaquedutal. Esta região do cérebro controla a vocalização da risada, ou seja, aquele barulho gostoso da alegria.
O próximo passo é, então, comandar a amígdala, o tálamo e o hipotálamo, que são partes do sistema límbico de regulação da emoção. Neste momento, o sistema aciona o processo de endorfina e, dessa forma, dá a sensação de que a risada é algo muito bom.
Os avisos do hipotálamo fazem com que a hipófise e as glândulas suprarrenais lancem uma "onda de calmaria", que afetam hormônios envolvidos no estresse, como o cortisol e a adrenalina, deixando a pessoa com um forte sentimento de relaxamento.
(Fonte: Pexels)
Na sequência, acontecem liberações extras de endorfina e um relaxamento dos vasos sanguíneos. Esses processos geram uma enorme sensação de alegria e, por conta do efeito nos vasos sangúineos, a pessoa tende a sentir uma enorme paz.
Sabem aquele sorriso incontrolável que fica na nossa cara? Ele é controlado pelo músculo principal zigomático presente nas bochechas, que faz com que os lábios se enrolem e os olhos se estreitem. Isso sinaliza para as pessoas o sentimento de alegria dentro de você.
(Fonte: Pexels)
As risadas vindas de causas boas normalmente tem uma sonoridade diferente e passam para a outra pessoa uma sensação positiva, que faz apresenta não ter problema ela rir junto contigo.