Estilo de vida
29/10/2020 às 06:00•2 min de leitura
O youtuber russo Mikhail Litvin ganhou destaque nas redes sociais após postar um vídeo ateando fogo completamente em sua Mercedes-Benz AMG GT 63 S Coupé, avaliada em aproximadamente R$ 1,4 milhão. Segundo o criador de conteúdo, o motivo foi descontentamento com o veículo, que já havia retornado diversas vezes à oficina para avaliação de defeitos técnicos.
De uma forma bastante dramática e através de um vídeo que contou com uma superprodução, Litvin registrou cada momento da destruição de seu carro de luxo, que foi adquirido em dezembro de 2019. Nos últimos dez meses, a Mercedes passou a ser um conteúdo recorrente em seu canal, já que o russo sempre comunicava a seus seguidores sobre os inconvenientes que tinha com o veículo.
Foi então que, extremamente irritado com a falta de soluções para os problemas do carro, o youtuber decidiu queimá-lo inteiramente, despejando oito galões de gasolina no interior e exterior do veículo e fazendo a famosa linha de líquido para poder atear fogo à distância sem colocar sua saúde em risco. Enquanto o carro se transformava em brasa, o rapaz até aproveitou para assar uma linguiça em uma churrasqueira, ironizando a situação que a Mercedes logo iria se encontrar.
Apesar das cenas inflamáveis de Mikhail Litvin, o russo escondeu o motivo específico que o levou a “assar” sua Mercedes. Em todo seu conteúdo postado no canal, apenas é comentado que o veículo voltava à concessionária para reparos, mas em nenhum momento o público chegou a ter acesso a qual seria o problema de verdade.
A ideia de situações extremas é um caso bastante comum no meio virtual, especialmente nas redes em que os usuários dependem de visualizações e inscritos. Chamar a atenção ou trazer um material de procedência duvidosa, com forte apelo para eventos controversos e, em certo ponto, subversivos, é uma maneira de alavancar o sucesso na mídia, e não foi diferente com o youtuber russo.
Neste momento, seu vídeo conta com mais de 11 milhões de visualizações e o simples fato de viralizar na internet levou o canal a se aproximar dos 5 milhões de inscritos, estando na casa dos 4,97 mi. Jogada de marketing ou não, o resultado desejado foi imediato.