Esportes
07/12/2020 às 05:00•2 min de leitura
Velocidade de 500MB, Facebook, YouTube, Netflix e tantas outras coisas… Nada disso existia nos primórdios da internet. Para quem já era nascido e tinha acesso a um computador há algumas décadas, a realidade do mundo virtual era completamente diferente da encontrada pelos usuários nos dias de hoje.
E não era por isso que tudo era menos divertido. Por isso, nós te trouxemos essa lista de cinco coisas que marcaram o início dos anos 2000 e abriram as portas para a realidade atual. Embarque com a gente nessa aventura nostálgica!
Lá estava você atualizando sua página no Flogão ou seu perfil no Orkut quando, de repente, puff… A internet caía. O motivo? Alguém tinha atendido a linha de telefone dentro de casa e a conexão a cabo simplesmente cortava.
Antigamente, a internet era discada. Ou seja, não era possível estar conectado online e fazer uma ligação ao mesmo tempo porque as linhas telefônicas causavam interferência no sinal. A dor de cabeça era imensa e o barulho que fazia era, no mínimo, irritante.
Outra coisa que não existia no início do mundo virtual eram os enormes pacotes de conexão internet de 100, 200, 300, 500MB. A velocidade de download era infinitamente mais devagar e baixar um arquivo um pouco mais pesado poderia demorar horas.
Queria instalar aquele Counter Strike 1.6? Era melhor ir deitar e deixar o computador fazendo o trabalho sujo durante a madrugada.
Spotify, Deezer, Apple Music e derivados não existiam para te ajudar a escutar suas músicas preferidas em um mero clique. Nessa realidade, você precisava baixar programas como o LimeWire ou Ares para piratear um arquivo .mp3 pelas profundezas da internet ou pagar uma quantia considerável para comprar uma única canção.
Complicado, né?
“Seu antivírus acaba de detectar um Cavalo de Troia“. Quem é que nunca leu uma mensagem dessas quando mais novo? Os vírus eram completamente caóticos, esfregavam na sua cara seu erro, abriam janelas sozinhos e provocavam o maior tumulto na sua desktop.
Então, cuidado onde clica!
Ok, ok… Muitos brasileiros dirão que o WhatsApp é uma das melhores invenções do século, é verdade. Mas que o MSN Messenger tinha um charme, isso é inegável. Você passava o dia inteiro esperando o computador da casa ficar livre para poder conversar com seus melhores amigos, mandar aquelas indiretas no subnick e ainda deixava o status invisível para não responder aquele contato inconveniente.
Ô, saudade…