Ciência
01/01/2021 às 15:00•2 min de leitura
No dia 21 de dezembro, trabalhadores da usina de triagem de resíduos sólidos Gorkomhoz, localizada na cidade de Ulyanovsk, na Rússia, resgataram um gato que estava prestes a passar pela máquina que separa e processa o lixo recolhido. O animal encontrava-se dentro de uma sacola plástica.
Pelas câmeras de vigilância do local é possível ver quando Mikhail Tukash retira uma sacola branca da esteira e corta-a para verificar se há metais dentro dela, prática comum de sua função. Foi então que ele se deparou com um gatinho preto e branco, aparentemente bem cuidado e alimentado.
Os trabalhadores levaram o felino a um veterinário para ser examinado. O animal não tinha ferimentos e, devido a sua boa aparência, verificaram que ele era um animal doméstico.
O bichano foi adotado pelo Ministério do Meio Ambiente da região de Ulyanovsk e recebeu o título honorário de Vice-Ministro do Meio Ambiente. Fotos divulgadas mostram o peludinho explorando o gabinete da ministra do Meio Ambiente, Gulnara Rakhmatulina.
“Quero apelar aos donos de animais de estimação: lembrem-se de que vocês são responsáveis por aqueles que domesticaram. Se você não consegue manter seu animal em casa, pode sempre deixá-lo em boas mãos ou em um abrigo”, afirmou Gulnara em entrevista.
O vídeo do resgate viralizou na internet e ficou famoso ao redor do mundo. O ministério divulgou um concurso nacional para escolher um nome para o animalzinho. Já o funcionário da fábrica responsável por salvá-lo recebeu um bônus em seu salário.
De acordo com informações divulgadas no Instagram na usina Gorkomhoz, este é o terceiro caso de animais encontrados no lixo em menos de 2 meses. Os trabalhadores resgataram também um ouriço-africano e duas tartarugas de orelhas vermelhas.
“Infelizmente, os casos de animais jogados no lixo são cada vez mais frequentes e o grande problema é que não é possível encontrar os responsáveis que fizeram isso”, ressaltou o diretor da operadora regional Gorkomhoz, Igor Perfiliev.