
Ciência
10/03/2021 às 12:30•2 min de leitura
Não é de hoje que os pets são associados às figuras presidenciais, nem mesmo é um privilégio apenas dos presidentes brasileiros. Essa tradição começou há muitos anos com os líderes norte-americanos e britânicos.
Inicialmente, isso era tomado como uma estratégia para associar a imagem dos líderes a uma camada de doçura e lealdade. Porém, nos dias de hoje, muitos pets são verdadeiros integrantes da família e acompanham esses líderes em sua trajetória no poder.
No Brasil, todos os 4 últimos presidentes tiveram ao menos um pet. Conheça-os:
Durante seu mandato, Lula e a ex-primeira dama Marisa Letícia tiveram como companheira a cachorrinha Mel, da raça foxy. Ela fez parte da família por um longo período e faleceu no ano de 2019, enquanto Lula estava preso na sede da PF em Curitiba.
No final do mesmo ano, ele adotou outra cachorrinha da mesma raça que Mel.
Fonte: Acervo da Família Lula
Em seu tempo como presidenta da república, Dilma Rousseff teve cinco cães, a maioria da raça labrador. Porém, um deles ficou mais conhecido: o labrador Nego.
O cachorro foi presente de José Dirceu logo quando ela se mudou para as dependências oficiais do governo. Seu companheiro faleceu um pouco depois da ex-presidenta ter se mudado do Palácio da Alvorada.
Fonte: Foto de Sérgio Dutti
O golden retriever Thor está na família de Michel Temer desde 2013, mas somente em 2016 foi promovido a “pet presidencial” quando Temer assumiu o posto de Presidente da República e trouxe Marcela Temer e o filho do casal para Brasília.
Além de Thor, a família Temer também tem outro cãozinho, o pequeno Picoly.
Fonte: Divulgação/Facebook
O atual Presidente da República Jair Messias Bolsonaro não fica para trás e também tem um companheiro que é parte da família: o cachorrinho Faísca.
A primeira dama Michelle Bolsonaro é uma amante dos pets. Por isso, não é de se surpreender que a família conte com esse integrante especial.
Fonte: Reprodução Instagram
Sob a beleza gelada, perigos ocultos como fendas e rios subterrâneos podem surpreender os aventureiros desavisados.
Estudo buscou entender em que aspectos homens e mulheres se sentem injustiçados em relação ao sexo oposto.
Condenações injustas já estragaram a vida de muitas vítimas e de seus familiares.
Chega de dar a volta no posto quando o tanque não está onde você imaginava. Vamos te ensinar um truque simples para evitar essa saia justa!
Estudo feito na Califórnia avaliou os efeitos do repasse de uma renda básica para 695 famílias.
Às vezes, a vida parece nos pregar peças, e um simples atraso pode ser o que separa a sorte do destino trágico.
Especulação imobiliária e captura do mercado por grandes investidores despertou um vício nas pessoas em procurar por casas online sem a intenção de compra.
Tem dificuldade em se enturmar em festas? Esse truque pode ajudar.
Uma bicicleta ativa princípios complexos da física, além de agir em nosso corpo.