Artes/cultura
10/03/2021 às 12:30•2 min de leitura
Não é de hoje que os pets são associados às figuras presidenciais, nem mesmo é um privilégio apenas dos presidentes brasileiros. Essa tradição começou há muitos anos com os líderes norte-americanos e britânicos.
Inicialmente, isso era tomado como uma estratégia para associar a imagem dos líderes a uma camada de doçura e lealdade. Porém, nos dias de hoje, muitos pets são verdadeiros integrantes da família e acompanham esses líderes em sua trajetória no poder.
No Brasil, todos os 4 últimos presidentes tiveram ao menos um pet. Conheça-os:
Durante seu mandato, Lula e a ex-primeira dama Marisa Letícia tiveram como companheira a cachorrinha Mel, da raça foxy. Ela fez parte da família por um longo período e faleceu no ano de 2019, enquanto Lula estava preso na sede da PF em Curitiba.
No final do mesmo ano, ele adotou outra cachorrinha da mesma raça que Mel.
Fonte: Acervo da Família Lula
Em seu tempo como presidenta da república, Dilma Rousseff teve cinco cães, a maioria da raça labrador. Porém, um deles ficou mais conhecido: o labrador Nego.
O cachorro foi presente de José Dirceu logo quando ela se mudou para as dependências oficiais do governo. Seu companheiro faleceu um pouco depois da ex-presidenta ter se mudado do Palácio da Alvorada.
Fonte: Foto de Sérgio Dutti
O golden retriever Thor está na família de Michel Temer desde 2013, mas somente em 2016 foi promovido a “pet presidencial” quando Temer assumiu o posto de Presidente da República e trouxe Marcela Temer e o filho do casal para Brasília.
Além de Thor, a família Temer também tem outro cãozinho, o pequeno Picoly.
Fonte: Divulgação/Facebook
O atual Presidente da República Jair Messias Bolsonaro não fica para trás e também tem um companheiro que é parte da família: o cachorrinho Faísca.
A primeira dama Michelle Bolsonaro é uma amante dos pets. Por isso, não é de se surpreender que a família conte com esse integrante especial.
Fonte: Reprodução Instagram