
Ciência
25/03/2021 às 09:00•2 min de leitura
Nesta última terça-feira (23), o ex-governador de Rondônia Ivo Cassol publicou um vídeo em suas redes sociais divulgando um tratamento controverso e sem qualquer precedente científico para a covid-19. Nas imagens, o político utiliza uma solda elétrica para cuidar de seu amigo que aparentemente testou positivo para o coronavírus, "banhando-o" na fumaça gerada pelo atrito entre o equipamento e a placa de ferro.
A inspiração de Ivo Cassol para testar o método foi um caso semelhante que havia ocorrido em São Francisco do Guaporé (RO), cidade localizada a aproximadamente 220 km de Rolim de Moura (RO), local onde o vídeo foi gravado. Segundo relatos, um homem chamado Santos utilizou o equipamento para matar o vírus em um funcionário e sua esposa, além de ter tratado a si próprio.
No procedimento, Fabrício, que havia testado positivo para a covid-19 nesta última segunda-feira (22), se posicionou ao lado da solda e ficou girando enquanto recebia a fumaça do atrito em seu corpo, curiosamente com máscara o tempo inteiro. Após ser tratado, o borracheiro foi descansar, e na manhã da terça-feira (23) "amanheceu como um coco, como se nada tivesse".
"Aqueles que estão falando que a solda cura, não, a solda não cura. Primeiro que eu não sou médico, não sou cientista, mas eu quero deixar claro que a solda, no meu ponto de vista, aquela claridade dela pode, de repente, transmitir vitamina D [ao corpo] ou a claridade em si, e ela de repente mata o coronavírus. Portanto vai depender dos pesquisadores daí pra frente", comentou Ivo, afirmando que a iniciativa foi um ato de coragem.
O experimento do ex-governador é mais uma das "curas" da covid-19 divulgadas na internet sem qualquer tipo de respaldo científico, e pode trazer sérios problemas de saúde para quem aplicá-lo. Apesar de Cassol ter dito que "com solda não tem risco nenhum, não tem contraindicação, não tem nada", o calor e a iluminação do equipamento pode trazer malefícios para o corpo, ainda mais em casos onde a "cobaia" está próxima demais do atrito.
"Solda queima os olhos, dá problemas pulmonares, por causa do vapor/fumaça", alerta o médico Rodrigo Almeida. "A pessoa mais nova costuma enfrentar a covid melhor do que uma pessoa mais velha. Na verdade não se curou por causa da solda, mas por ser mais saudável e ter resistência", concluiu.
Sob a beleza gelada, perigos ocultos como fendas e rios subterrâneos podem surpreender os aventureiros desavisados.
Estudo buscou entender em que aspectos homens e mulheres se sentem injustiçados em relação ao sexo oposto.
Condenações injustas já estragaram a vida de muitas vítimas e de seus familiares.
Chega de dar a volta no posto quando o tanque não está onde você imaginava. Vamos te ensinar um truque simples para evitar essa saia justa!
Estudo feito na Califórnia avaliou os efeitos do repasse de uma renda básica para 695 famílias.
Às vezes, a vida parece nos pregar peças, e um simples atraso pode ser o que separa a sorte do destino trágico.
Especulação imobiliária e captura do mercado por grandes investidores despertou um vício nas pessoas em procurar por casas online sem a intenção de compra.
Tem dificuldade em se enturmar em festas? Esse truque pode ajudar.
Uma bicicleta ativa princípios complexos da física, além de agir em nosso corpo.