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26/03/2021 às 06:00•2 min de leitura
A operadora telefônica norte-americana AT&T estava com um problema nas mãos. O ano era 1930 e ela pensava em expandir a atuação da subsidiária Indiana Bell, na cidade de Indianapolis.
Só que havia um problema: o prédio atual não poderia ser demolido para a construção do zero de um edifício maior, já que os serviços de telefonia da operadora eram essenciais para o cotidiano da cidade.
A solução? Com um projeto minucioso e muito bem executado, a companhia simplesmente moveu o prédio de lugar para "ganhar" espaço no terreno e fazer um anexo no local.
Quem passou algumas semanas fora da cidade provavelmente tomou um susto ao ver uma famosa construção da região por outro ângulo em tão pouco tempo.
A obra de movimentação do edifício da Indiana Bell é considerada uma das mais impressionantes dessa modalidade. Ela foi realizada pelo escritório de engenharia Bevington, Taggert & Fowler, com base em um projeto arquitetônico feito pela Vonnegut, Bohn & Mueller.
O prédio antes da obra começar...
Ao todo, a obra começou em 12 outubro de 1930 e durou quatro semanas. O prédio foi movido 16 metros para o sul, girou por 90º e avançou 30 metros para oeste. Ele pesava 11 mil toneladas e tinha oito andares.
...e já finalizado, um mês depois.
Para realizar a movimentação, que precisava ser lenta, foram utilizados diversos macacos hidráulicos que suspenderam o edifício, que ficou sobre um novo piso improvisado de concreto.
Se o desafio de mover um prédio de oito andares não fosse difícil o bastante, havia outro obstáculo: como o sistema de telefonia não podia parar, parte da gambiarra envolvia fazer com que todos os funcionários continuassem acessando o prédio normalmente, trabalhando com a mesma estrutura de sempre.
A parte de baixo da obra, com o prédio elevado.
Para isso, uma plataforma circular que circulava o terreno foi construída com uma espécie de ponte móvel, capaz de garantir o acesso das pessoas à porta do prédio — seja lá onde ela estivesse naquele dia.
Além disso, todos os cabos foram expandidos para que as linhas continuassem operantes. O trabalho duro ficou somente mais algumas décadas de pé: o prédio da Indiana Bell foi demolido em 1963.