Ciência
20/05/2021 às 11:41•2 min de leitura
Na última quarta-feira (19), a atriz e cantora Demi Lovato revelou que se identifica como uma pessoa não-binária. Por meio de um vídeo postado em seu Twitter, ela contou aos fãs que a mudança só foi possível após muitas reflexões em torno do assunto.
Segundo Lovato, o gênero não-binário é o que melhor define sua identidade. "Me permite sentir mais autenticidade e verdade com a pessoa que sou, conheço, e que ainda estou descobrindo”, afirma. Ela conta que está mudando seus pronomes e que não quer mais ser referida como "ela" ou "ele", e sim como "els". "Quero deixar claro que ainda estou aprendendo. Não quero dizer que sou especialista. Sei que essa vai ser uma conversa nova para muitos", explicou a ex-estrela da Disney.
Every day we wake up, we are given another opportunity & chance to be who we want & wish to be. I’ve spent the majority of my life growing in front of all of you… you’ve seen the good, the bad, & everything in between. pic.twitter.com/HSBcfmNruo
— Demi Lovato (@ddlovato) May 19, 2021
Resumidamente, o gênero não-binário engloba pessoas que não se identificam exclusivamente como homem ou mulher. Por isso, é uma identidade que questiona a ideia restrita de feminino ou masculino. Outra questão levantada no Twitter após a revelação de Demi Lovato foi: então ela é uma pessoa transgênero?
Gente, agora que vi que Demi Lovato é trans. Que tudo né? Perfeite <3
— Mandy Candy ?? (@MandyCandy) May 20, 2021
Oficialmente, sim. Isso porque o gênero não-binário está inserido na ampla categoria trans, que engloba todas as pessoas que não se enquadram no gênero com o qual foram identificados ao nascer. A partir daí, podem existir as pessoas trans binárias, que se identificam como homem ou mulher transgêneros e as pessoas trans não-binárias, que não se identificam em nenhum dos dois.
No entanto, algumas pessoas do movimento discordam, afirmando que o termo transgênero já está historicamente ligado à ideia restrita de transição de "homem para mulher" ou de "mulher para homem". Confira algumas identidades que podem ser classificadas como não-binária: