Artes/cultura
07/06/2021 às 07:00•2 min de leitura
Uma dúvida cruel que pode ocorrer na mente de todo dono de casa é saber se é realmente possível trocar o amaciante por vinagre na hora de colocar as roupas na máquina de lavar. Por mais estranho e ineficiente que isso possa soar, esse é um truque realmente eficaz e que pode ajudar bastante nessa tarefa doméstica.
Entretanto, para que tudo ocorra sem grandes complicações e suas roupas saiam perfeitamente limpas no final, é essencial saber qual a melhor maneira para usar o vinagre corretamente. Por isso, nós separamos algumas dicas que te ajudarão durante esse processo!
(Fonte: Pixabay)
Uma das vantagens do vinagre é que suas propriedades químicas atuam como um amaciante natural e que pode muito bem substituir o amaciante comum. Dessa forma, além de servir como um condimento para suas refeições, esse produto pode ser usado para amaciar as fibras das roupas e retirar qualquer resíduo de sabão permanecente.
Na teoria, qualquer tipo de vinagre pode ser usado na etapa de lavagem por possuir o mesmo tipo de ácido acético responsável por amaciar as roupas. Porém, o ideal é buscar por vinagres incolores, como o vinagre de vinho branco, para evitar que qualquer substância possa manchar as suas peças.
Use aproximadamente 100 ml de vinagre para cada 5 kg de roupa sem a necessidade de diluir o líquido. Evite o uso em tecidos finos e delicados como sedas e rendas, visto que o ácido acético pode agredir as fibras e provocar rasgos. O cheiro do vinagre pode permanecer quando estendida no varal, mas desaparece por completo ao longo do processo de secagem.
(Fonte: Internet/Reprodução)
Por que é que o vinagre funciona tão bem como um amaciante de roupas? Durante a lavagem, as moléculas de sabão se ligam à água e à gordura presente nas vestimentas. Durante a etapa de enxágue, essas moléculas são levadas embora carregando consigo todas as impurezas das roupas.
Porém, mesmo após essa etapa, algumas moléculas de sabão permanecem aderidas à fibra com carga negativa. Nesse ponto, as fibras passam a se repelir e criam um aspecto áspero e ressecado para a roupa. Ao adicionar vinagre na lavagem, entretanto, podemos impedir esse fenômeno.
O ácido acético presente nos vinagres é capaz de neutralizar as cargas negativas deixadas para trás pelo sabão e exerce o mesmo processo químico fornecido pelos amaciantes comuns.
***
Pauta inspirada na dica da nossa leitora Fátima Lui.