Será que você é cringe? Entenda a recente discussão das redes sociais

22/06/2021 às 13:006 min de leitura

Conflitos entre gerações são normais: seu avô falando que "no meu tempo era melhor!" ou sua tia falando mal desses "jovens de hoje em dia", por exemplo. O que os millennials do Twitter não esperavam é que eles se tornariam alvo desses comentários — no caso, das pessoas ainda mais jovens da geração Z. 

Quem tem entre 25 e 40 anos pode ser considerado "cringe" pelos adolescentes, como mostra a discussão que viralizou nas redes sociais na última semana. Em resumo, coisas que os adultos fazem e os adolescentes acham constrangedoras podem ser definidas como cringe. Porém, se você quer entender melhor o que são os millennials, a geração Z e esse novo termo da internet, a gente explica tudo. 

Conflito de gerações

Desde o período após a Segunda Guerra, é comum que cada nova geração receba um nome pela mídia — o que influencia também o marketing para essa faixa etária e outras questões. A primeira geração do pós-guerra foram os baby boomers, que definiram os conceitos de juventude na era moderna e já se tornaram idosos. Depois, veio a geração X, nascida entre o final da década de 1960 e os anos 1970.

Os millennials, que formam um dos lados da disputa "cringe" da internet, são aquelas pessoas que cresceram na virada do milênio, como o próprio nome sugere. Nascidos entre 1980 e 1995, eles estão na faixa dos 25 a 40 anos e também são chamados de geração Y. Quem é realmente jovem hoje em dia pertence à geração Z, dos nascidos depois de 1995. 

É difícil para mim, nascido em 1992, pensar que estou ficando velho — afinal, 2000 foi ontem! —, mas a verdade é que já tem outra geração mais jovem que a nossa e nós já viramos "cringe". 

O que é e de onde surgiu o cringe?

Muita gente nunca tinha ouvido falar nessa palavra antes dela viralizar no Twitter, na última semana, mas "cringe" é um verbo em inglês — que significa se encolher ou fugir de algo, literalmente, mas também é usada no sentido de "sentir vergonha", segundo o dicionário Cambridge online. Em inglês, também se usa "awkward" ou "estranho". 

A questão é que o verbo virou um adjetivo no vocabulário dos adolescentes brasileiros: uma música pode ser "cringe", uma série pode ser "cringe", um comportamento ou uma pessoa podem ser "cringe". Especialmente se for da geração millennial... Na real, nós mais antigos usaríamos o termo "mico" ou "vergonha alheia" para se referir a isso, mas os adolescentes preferem usar cringe. 

A partir disso é que surgiu a recente discussão entre gerações nas redes sociais: uma digital influencer perguntou o que os adolescentes da geração Z acham um mico ou cringe nos millennials — que nem são tão mais velhos que eles. O tweet recebeu mais de 10 mil respostas e 36 mil likes em poucos dias. 

Piada pronta

A verdade é que essa discussão toda é uma grande brincadeira — mas que rendeu muitos comentários inflamados no Twitter e no Instagram. Veja algumas respostas:

Como era de se esperar, muitos millennials ficaram debaixo da galinha (isto é, chocados) com as coisas que os adolescentes acham mico/cringe. Afinal, em que mundo o café da manhã caiu em desuso? Além disso, quando foi que a gente deixou de ser jovem? 

Mas, como qualquer conversa boba de internet, a história do cringe acabou rendendo vários memes — se a discussão é inútil, os memes serviram para rir, pelo menos. Um dos melhores foi esse post do perfil satírico Greengo Dictionary, com quase 200 mil likes.

Mas o melhor de todos, na minha humilde opinião de millennial, foi esse vídeo do perfil Aff The Hype — que exemplifica justamente o choque dos "trintões" ao descobrirem que não são mais tão jovens. Se você bebe café, fala em boleto, usa o emoji de chorando de rir e tinha CD da Rouge com glitter, você é cringe! Temos que nos conformar.

Teve até um "crossover" de virais, com um meme em negativo parodiando a música do Zeca Pagodinho: "Descobri que sou cringe demaaaais" (leia no ritmo):

Twitter/ReproduçãoTwitter/Reprodução

O termo cringe acabou entrando nos trending topics do Twitter e está sendo bastante comentado nesses últimos dias — em partes, por tweets perguntando justamente o que ele significa. No meio disso tudo, já tem muita gente assumindo que é mico/cringe mesmo e que os geração Z podem achar o que quiser. Afinal, se falar em boleto é cringe, imagine ter que pagá-los? 

Café é bom, litrão é maravilhoso e o emoji do chorinho é a melhor forma de expressar graça. Então, se você achou essa história toda (e a nossa matéria) engraçada, deixe seu emoji de chorando de rir nos comentários. E se você é da geração Z... provavelmente vai achar cringe ter que explicar o meme, né?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: