É necessário lavar as embalagens que vão para coleta seletiva?

26/06/2021 às 07:002 min de leitura

O ato de lavar as embalagens que irão para reciclagem é polêmico e causa muitas dúvidas. Enquanto alguns são a favor da limpeza, afirmando que ela deixa o material em melhores condições de reuso, outros dizem se tratar de um péssimo hábito, por contribuir com o desperdício de água.

Afinal, é necessário lavar as embalagens que vão para a coletiva seletiva? De acordo com o Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente (Recicloteca), deixar de lavar os materiais para reciclagem pode prejudicar a logística de recolhimento diário dos produtos, comprometendo a higiene das áreas de armazenamento.

Usar objetos sujos também pode dificultar o tratamento dos resíduos, tornando a reciclagem mais lenta e cara, exigindo uma limpeza constante dos veículos de transporte e do maquinário. Além disso, o acúmulo de sujeira é prejudicial à saúde dos envolvidos no processo.

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

Dessa forma, lavar lixo reciclável é uma atitude importante antes de destinar as embalagens para a coleta seletiva, segundo a ONG. No entanto, é possível realizar o procedimento sem desperdiçar água, seguindo algumas dicas simples.

Como realizar a limpeza dos recicláveis

A lavagem dos recicláveis é necessária no caso dos produtos que deixam resíduos nos vasilhames. Entre eles, estão potes de iogurte, garrafas e caixas de leite, latas de doces e geleias, embalagem de creme de leite, caixas longa vida, conservas e sacos que envolvem alimentos molhados.

Tente retirar o máximo de resíduos sem utilizar água, passando um papel usado. Se necessário, faça uma lavagem superficial, reaproveitando a água da lavagem da louça — coloque os materiais no fundo da pia, deixando a água com sabão cair sobre eles enquanto faz a limpeza de pratos, panelas e os demais itens.

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

Vale ressaltar que nem todos os produtos precisam ser limpos antes de separados para a coleta seletiva. Quanto aos frascos que não precisam ser lavados para a reciclagem, vale destacar as embalagens de sabão, de todos os tipos, e dos produtos de limpeza (desinfetantes, multiuso, cloro e derivados etc).

Embalagens de buchas, escovas, shampoos, sabonetes, papel higiênico e perfumes também não precisam de limpeza. Outros itens que entram nessa lista são as embalagens de grãos alimentícios secos (feijão, arroz, lentilha, pipoca, ervilha e outros do tipo).

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: