Por que os vidros dos carros têm bordas e pontinhos pretos?

15/07/2021 às 03:002 min de leitura

Você provavelmente já viveu essa cena em um ônibus ou carro de aplicativo: aquele clima "olhando para o nada e pensando em tudo", apenas encarando o vidro do veículo como num videoclipe de música triste. Talvez, em um desses momentos, você pode ter percebido que as janelas têm um monte de pequenos pontinhos pretos na borda, perto de onde o vidro encontra a lataria. Pois é. Para que eles servem mesmo?

Muita gente acredita que a função das bordas pretas nas janelas dos veículos é apenas para deixá-los mais bonitos. Mas a verdade é que esses pontinhos são bem importantes para a nossa segurança: eles ajudam a deixar o vidro bem grudadinho no lugar. 

"O que é essa borda preta na janela?", se perguntava Compadre Washington (Imagem: O Tempo/Reprodução)"O que é essa borda preta na janela?", se perguntava Compadre Washington (Imagem: O Tempo/Reprodução)

Importância além da estética

Esses pontinhos pretos existem porque as fabricantes de automóveis precisam grudar o vidro na lataria muito bem — e garantir que ele fique lá por anos e anos. Afinal, imagine que chato você estar andando com seu carro numa boa ou fazendo sua cena sofrida de videoclipe com a cabeça na janela e, do nada, o vidro se solta. 

Até os anos 50 ou 60, as fabricantes usavam molduras de metal para fazer essa fixação entre o vidro e a lataria. Mas na medida em que os carros foram ficando mais modernos e os cromados caíram em desuso, as fabricantes passaram a usar um adesivo bem forte para isso. A borda preta e as bolinhas foram criadas para proteger esse adesivo.

Imagem: Reader's Digest/ReproduçãoImagem: Reader's Digest/Reprodução

Nesse contextos, as bordas e pontinhos pretos acabam tendo uma função estética, sim: eles escondem os restos de adesivo. Mas, além disso, as bordas e pontinhos são feitos em uma pintura cerâmica muito resistente, que é impossível de arrancar e mantem esse adesivo protegido do sol, do calor, das chuvas... Desse modo, você pode usar seu carro por anos a fio, que dificilmente algo vai danificar o adesivo e soltar seu vidro.

Mas por que ter bolinhas pretas e não somente a borda? Isso também tem um motivo técnico: as bolinhas fazem uma transição entre a parte totalmente preta do vidro e o restante, que é transparente. Como o preto retém muito mais calor que o transparente, a transição gradual ajuda a controlar a temperatura. 

Aposto que você nunca imaginou que algo tão simples como essas bordas e bolinhas pretas no vidro de um veículo tinham tanta tecnologia envolvida. Agora, temos muito mais o que pensar quando estivermos com a cabeça apoiada na janela do carro, como no meme do Compadre Washington.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: