Artes/cultura
10/08/2021 às 02:00•2 min de leitura
Enquanto a Câmara dos Deputados aprovava, na última quinta-feira (5), o texto-base do Projeto de Lei (PL) n° 591/2021 — que prevê a privatização dos Correios — o volume de buscas sobre a estatal no Google cresceu ao seu maior nível em 1 ano.
Isso mostra que tem muita gente interessada em aprender algo sobre a empresa pública em um momento tão crucial para o futuro dela. Para ir além da entrega de encomendas ou do monopólio sobre o envio de cartas, vamos listar seis serviços menos conhecidos que os Correios oferecem, demonstrando sua importância longe dos grandes centros urbanos.
(Pedro França/Agência Senado)
Quem é aposentado ou pensionista normalmente precisa ir até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou a um banco para providenciar uma prova de que ainda está vivo e apto a receber os pagamentos.
Em cidades mais isoladas, os Correios são o único meio dessas pessoas apresentarem um atestado médico comprovando a sua situação. As próprias cartas solicitando a prova de vida são entregues pela estatal.
(Correios/Reprodução)
Apenas em 2020, os Correios providenciaram 3,9 milhões de inscrições de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) por meio de sua rede de atendimentos. Para ter acesso a esse serviço, basta ir até uma agência da estatal com a documentação exigida e pagar uma taxa de R$ 7.
(Correios/Reprodução)
Para muita gente, o primeiro instinto ao perder um documento importante é fazer um boletim de ocorrência (BO) e solicitar uma segunda via. O que nem todo mundo sabe é que os Correios têm um serviço de achados e perdidos. Basta informar o seu nome e escolher o tipo de documento que foi perdido (que vai desde cartão de crédito até passaporte).
(Correios/Reprodução)
Esse é um serviço bastante útil até mesmo para quem vive em centros urbanos. Se você não tem tempo ou não consegue ir a uma agência dos Correios para enviar uma encomenda, pode agendar um horário para que um entregador passe em sua casa e retire-a.
Basta acessar o site da empresa pública e conferir se o serviço está disponível na sua localidade. Caso o agendamento tenha sido feito até às 9h de um dia útil, o carteiro vai retirar a encomenda no mesmo dia. Se for depois, a retirada será feita no próximo dia útil.
(Correios/Divulgação)
Outro projeto de importância social da estatal é o Papai Noel dos Correios. Ele incentiva crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade a treinar sua escrita, redigindo cartas em que contam seus sonhos.
A partir daí, qualquer um pode se tornar padrinho ou madrinha delas e adotar essas cartas, doando os presentes desejados. A empresa pública então se encarrega da entrega dos itens.
(Agência Brasil/Reprodução)
Enquanto as gerações mais novas se ocupam com smartphones e videogames nos centros urbanos, ainda há regiões do Brasil esperando para receber a TV digital. Isso se torna ainda mais importante se considerarmos que o sinal de TV analógica será desligado em 2023.
Os Correios estão participando ativamente desse processo, distribuindo kits de TV digital para brasileiros inscritos no CadÚnico. Esses pacotes incluem uma antena e um conversor digital, permitindo que até os televisores mais antigos funcionem no novo padrão.