Esportes
27/08/2022 às 10:00•2 min de leitura
O final da tarde na cidade de Dongyang, no leste da China, costuma ser bastante movimentado. Os pais estão buscando seus filhos na escola e os vendedores de ovos estão se preparando para fazer um petisco único e adorado pelos locais.
É nesse momento do dia em que baldes de urina dos meninos estão sendo coletados nas escolas. Este é o ingrediente principal na fabricação dos “ovos de meninos virgens”, uma iguaria local em que os ovos são cozidos no xixi de crianças, de preferência com idade inferior a 10 anos.
Leia também: 13 pratos nojentos que são considerados iguarias em algumas partes do mundo
(Fonte: Aly Song/Reuters)
Leva quase um dia inteiro para preparar o prato. Os ovos crus são fervidos em um pote de urina e depois disso, as cascas dos ovos são rachadas e continuam na urina por horas. Para controlar o fogo e evitar que o ingrediente fique cozido demais, os vendedores precisam continuar derramando a urina no pote.
Apesar de ser vendido na rua, muitos moradores preferem recolher pessoalmente a urina dos meninos nas escolas para cozinhar o ovo diretamente em sua casa. O prato ficou tão popular que o governo local listou os “ovos de meninos virgens” como patrimônio cultural intangível.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Segundo a tradição da cidade de Dongyang, esse petisco faz bem para a saúde. De acordo com Ge Yaohua, dono de uma das barracas mais populares da iguaria, você não sofre com insolação ao comer o ovo. Os moradores da cidade também afirmam que a iguaria reduz o calor do corpo, promove melhor circulação sanguínea e revigora o corpo.
Apesar da popularidade em Dongyang, os médicos chineses não são exatamente fãs da receita. Além de não acreditar nos benefícios para a saúde, os profissionais alertam para os perigos sanitários de usar urina para cozinhar os ovos