Ciência
10/12/2022 às 09:00•2 min de leitura
Um estudo divulgado pelo time do site Resume.io revelou quais são os países pelo globo que melhor remuneram os dias de férias. Para chegar a esse ranking, foram analisados os dados de 197 nações dos cinco continentes do nosso planeta.
Antes de partirmos para os resultados, vale dizer que a equipe responsável pelo estudo considerou como "férias" tanto o período de descanso pago quanto os feriados públicos nos quais não há nenhum tipo de desconto para o funcionário na folha de pagamento.
Leia também: Quanto tempo de férias realmente precisamos, de acordo com a ciência
(Fonte: Resume.io/Reprodução)
Para o time do Resume.io, o Irã é o país das férias, com um total de 53 dias pagos para os funcionários (lembrando que esse dado inclui tanto o recesso oferecido ao funcionário quanto os feriados públicos).
Na sequência, temos San Marino com 46 dias e Yemen com 45 dias, ocupando a segunda e terceira posições, respectivamente. O top 10 está logo abaixo:
Se você olhou a lista acima e já está imaginando quais países oferecem menos férias, veja quem aparece nas dez piores posições a seguir:
(Fonte: Brasil com S/Reprodução)
Nosso país aparece no ranking com uma média de 21 dias de férias pagas para os trabalhadores – o segundo mais baixo da América do Sul e o 24º pior do quadro geral no estudo.
Considerando esse recorte, ficaríamos à frente apenas do Chile, que oferece 20 dias de descanso sem desconto para os seus trabalhadores. Para efeito de comparação, os três maiores da nossa região seriam Peru (42 dias), Colômbia (33 dias) e Uruguai (32 dias).
Entretanto, é válido mencionar que a legislação brasileira oferece 30 dias de férias por ano para trabalhadores que atuam em regime CLT. Esse número, aliás, não exclui os feriados nacionais e municipais, o que facilmente deixaria esse número ainda mais alto (considerando apenas as pausas que afetam todo o país, esse número subiria para 42).