Estilo de vida
06/04/2023 às 04:00•2 min de leitura
Além do litoral com visual paradisíaco, a Paraíba também possui uma atração turística para quem busca um clima místico e misterioso. Estamos falando do Lajedo de Pai Mateus, uma elevação rochosa que fica na cidade de Cabaceiras, distante cerca de 200 km da capital, João Pessoa.
Com uma formação rochosa única nas Américas, a elevação, com 1 km² de área e formato de “prato de sopa” invertido, abriga mais de 100 rochas gigantes, criando uma paisagem que parece ser de outro planeta. Algumas das pedras chegam a ter 4 m de altura.
O visual arredondado e exótico das formações de granito também chama a atenção, como no caso da Pedra do Capacete, a maior da área. Outro destaque é a Pedra do Sino, nomeada assim por reproduzir o som do instrumento ao bater nela.
Pedra do Capacete. (Fonte: Wikimedia Commons)
Há ainda dezenas de outras rochas menores, dispostas como se fossem bolinhas de gude gigantes, mas a principal formação dali é a Pedra do Pai Mateus. Ela teria servido de moradia para o ermitão que dá nome à famosa formação rochosa no Sertão paraibano.
De acordo com a lenda mais conhecida da região do Lajedo do Pai Mateus, o ermitão que passou a morar em meio às pedras, em meados do século XVIII, era curandeiro e atendia a todos que o procuravam em busca de ajuda. Além das orações, plantas medicinais também eram usadas na cura de diferentes males.
Uma das partes mais procuradas pelos turistas, a formação rochosa na qual o Pai Mateus teria morado tem uma mesa de pedra e inscrições nas paredes e no teto. Outros blocos arredondados de granito também apresentam pinturas rupestres.
Pedra que servia de moradia para o Pai Mateus. (Fonte: Wikimedia Commons)
Segundo a administração local, os desenhos vistos em algumas das formações foram feitos pelos indígenas cariris, que habitavam o atual Sertão do Nordeste brasileiro há alguns séculos. A área também servia de cemitério para as tribos.
Todas estas histórias tornam a região no meio da paisagem árida da Paraíba mais exótica e misteriosa. Outro detalhe curioso é que as características geológicas encontradas ali são semelhantes às observadas em pouquíssimos lugares no mundo, como em áreas da Namíbia, Argélia e Austrália.
Além das pedras com formatos inusitados e recheadas de histórias, outra atração que chama a atenção é o pôr do Sol em Lajedo do Pai Mateus. Conforme relatos dos visitantes, algumas das formações rochosas ganham tons dourados graças aos raios solares, combinando com o céu alaranjado.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Já à noite, o céu estrelado e a Lua iluminando os blocos gigantes reforçam o tom místico do local. Vale destacar que os passeios à região precisam ser feitos com guias autorizados pela prefeitura de Cabaceiras, cidade também conhecida como a “Roliúde Nordestina”.