Artes/cultura
27/04/2023 às 08:00•2 min de leitura
Tatuagens são comuns em diversos lugares no mundo, inclusive no Brasil. Apesar de ser um sonho ou desejo de muitas pessoas, nem sempre esses trabalhos saem conforme esperado, e aí existem apenas dois caminhos: remoção ou eliminação do desenho feito na pele.
Pensando nisso, a plataforma Preply fez um levantamento e descobriu que o Brasil é o segundo país que mais corrige e remove tatuagens no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que tem mais de 1 milhão de buscas anuais de pessoas que procuram remoções de tattoos.
Em comparação com à nação norte-americana, o número cai cerca de 72.5% em solo brasileiro, uma vez que a população faz cerca de 275 mil pesquisas de remoção ou correção de tatuagens por ano.
Já em terceiro lugar está o Reino Unido, seguido da Índia e do Canadá, que integram a lista dos top 5 lugares que mais se arrependem das suas tatuagens.
(Fonte: GettyImages/Reprodução)
Entre as tattoos de linguagem mais corriqueiras estão aquelas de nomes, com mais de 298 mil postagens no Instagram e 2,6 milhões de pesquisas anuais no Google.
"Esse tipo de arte normalmente homenageia um membro da família, seja um ente querido que faleceu ou um parceiro, sendo muito representativo para quem faz ou recebe a homenagem", diz Mustafa Ali Sivisoglu, gerente de sucesso de alunos na Preply.
O segundo lugar fica com as tatuagens de letras, com um total de 2,2 milhões de postagens no Instagram e pesquisas no Google. Na sequência, estão as tattoos de citações, com mais de 87 mil postagens no Instagram e quase 900 mil pesquisas por ano no Google, que variam de inspiradoras a engraçadas.
(Fonte: GettyImages/Reprodução)
Além de influentes em Hollywood e na indústria musical, as celebridades podem ter um grande papel nas escolhas de tatuagem das pessoas, seja por conta da letra de uma de suas músicas, uma citação do artista ou do filme que você ama.
Entre os mais populares, está em primeiro lugar Ariana Grande, com mais de 1,3 milhão de buscas anuais, seguida de Harry Styles e Justin Bieber, ambos com mais de 1 milhão de fãs procurando por suas tatuagens anualmente.
Contudo, o destaque é da norte-americana que, em 2019, viralizou depois que os fãs observaram um erro de tradução em sua tatuagem em japonês dedicada ao álbum “7 rings” (“7 anéis” em português). Em vez disso, a expressão foi traduzida como “shichirin”, que significa uma pequena churrasqueira em japonês.
Para evitar que situações como essa ocorram, é preciso entender o idioma da tatuagem que você vai fazer ou pedir a um falante nativo para ajudar na tradução antes de fazê-la, adverte Mustafa Ali Sivisoglu.
"Uma das partes mais legais desse tipo de tatuagem é que você não está limitado ao seu primeiro idioma. Ademais, várias pessoas gostam do mistério de um idioma que seus colegas não conhecem, então só é preciso ter cuidado para traduções ou ortografia incorretas", aconselha.
Veja a seguir as 20 celebridades que mais inspiraram tatuagens no mundo (em volume de pesquisas online):