5 coisas que foram renomeadas depois de guerras

01/07/2023 às 11:002 min de leitura

Conflitos acontecem na história humana desde que nossa espécie passou a caminhar pelo planeta. Desde então, surgiram armas de fogo cada vez mais modernas, bombas cada vez mais destruidoras e estratégias políticas cada vez mais elaboradas. Contudo, uma das armas mais infalíveis para enfrentar um adversário sempre começa pela propaganda. 

Políticos costumam usar a publicidade para desmoralizar seus rivais, conquistar a opinião popular e reafirmar pontos de vista. Algumas vezes, tais estratégias podem incluir até mesmo renomear certas coisas para conquistar poder. Conheça mais sobre a história de cinco coisas que tiveram que ser renomeadas devido a alguma guerra!

1. Batatas fritas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em 2003, um grupo de legisladores dos Estados Unidos tentaram demonstrar sua desaprovação à decisão da França em não apoiar a invasão norte-americana no Iraque ao mudar como os cidadãos locais deveriam chamar as batatas fritas. Nos EUA, o termo "french fries", que pode ser traduzido literalmente para "batatas francesas", é usado para descrever as batatas fritas tradicionais de lanchonetes.

Logo, alguns restaurantes passaram a chamar esse alimento de "batatas da liberdade" em seus cardápios, mas o nome nunca pegou entre a clientela. Eventualmente, a relação entre Estados Unidos e França melhorou e a mudança foi esquecida por completo.

2. Cidades

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Durante as duas guerras mundiais que assolaram o nosso planeta, renomear cidades era algo surpreendentemente comum. Antes disso, existiam diversos municípios no mundo chamados Berlim, e um deles estava localizado no Condado de Colusa, na Califórnia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, todas as cidades chamadas Berlim receberam o pedido para mudar de nome, mas somente a do Condado de Colusa nunca respondeu. O motivo? 26 anos antes, a cidade já havia mudado seu nome para Genevra em resposta ao sentimento antialemão durante a Primeira Guerra Mundial

3. Raças de cães

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em 1917, quem precisou mudar de nome foi a raça de cães "pastor alemão". Embora tenham sido usados por ambos os lados durante as duas guerras mundiais, muitas pessoas concordavam que esses cães não deveriam mais ser chamados assim pelo fato de a Alemanha ser a grande inimiga da situação.

Em resposta, a raça passou a ser chamada de algumas formas diferentes ao redor do planeta. Enquanto os norte-americanos simplesmente decidiram retirar a palavra "alemão" do nome, os britânicos escolheram o nome "Alsatian" para representar os animais. A decisão, no entanto, foi oficialmente revertida em 1977.

4. Gripe espanhola

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A gripe espanhola foi uma pandemia mortal que não teve seu nome exatamente mudado pela guerra, mas foi a Primeira Guerra Mundial que moldou o nome que recebeu. Afinal, era improvável que a doença tivesse nascido na Espanha, mas o país europeu era onde a maioria das informações sobre ela estavam sendo relatadas.

O motivo? A maioria dos países participantes do conflito armado simplesmente suprimiram as notícias da pandemia para manter o moral elevado no fronte de batalha. Enquanto isso, os espanhóis eram neutros durante a guerra e podiam relatar livremente sobre a pandemia. Assim, americanos e europeus assumiram que a Espanha era o ponto de origem da doença e o nome "gripe espanhola" pegou. 

5. Montanha Suástica

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Nomes inapropriados podem passar despercebidos por gerações, como uma montanha no Oregon. Na Segunda Guerra Mundial, a destruição humanitária causada pelos nazistas gerou um forte impacto no mundo todo e a suástica logo se transformou em um símbolo maléfico.

Ninguém notou, no entanto, que Montanha Suástica continuou sendo chamada assim por décadas, até que alguns caminhantes tiveram que ser resgatados na região pela Guarda Nacional dos Estados Unidos, no Ano Novo de 2022. Depois que a notícia passou a circular na imprensa, uma moradora do Oregon fez uma petição para que o nome fosse alterado.

Mesmo que a Hindu American Foundation tenha tentado explicar que as suásticas eram símbolos sagrados de várias religiões por mais de 4 mil anos, antes de Adolf Hitler subvertê-las, acabou sendo decidido que a montanha passaria a ser chamada de Monte Halo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: