Artes/cultura
10/07/2023 às 08:00•2 min de leitura
O turismo é uma força econômica muito relevante para vários países. Mas alguns, em especiais, têm mais destaque nesse setor. E a julgar pelos últimos anos, duas nações têm disputado o título de país mais visitado do mundo: a Espanha e a França.
Estes dois países europeus são cheios de história, paisagens deslumbrantes, delícias gastronômicas e várias cidades muito convidativas aos turistas. Além disso, ambos são capazes de oferecer programas diferentes aos viajantes com perfis específicos.
Contudo, segundo dados da empresa de análise GlobalData, apenas um deles vai assumir a dianteira no turismo até 2025. Falamos aqui da França, o amado país europeu que já foi cenário de tantos filmes.
(Fonte: GettyImages)
A França sempre esteve nas primeiras posições dentro da indústria do turismo, e não há sinais de que isso vai mudar. O país é conhecido pela culinária, pela sua especialização em vinhos, pelos grandes acervos de arte e, claro, pelos pontos turísticos de Paris.
Em 2022, foram 66,6 milhões de visitantes internacionais que escolheram o país como destino de suas férias. A empresa de análise GlobalData prevê que, até 2025, a França vai atrair 93,7 milhões de turistas, superando seu recorte anterior: em 2019, 88,1 milhões de estrangeiros voaram até lá.
Isso significa um crescimento atual de 12% até os próximos dois anos, o que é um aumento considerável. Mas vale lembrar que a Espanha não está muito atrás: a previsão da Global Alta é que, até 2025, 89,5 milhões de estrangeiros passem por lá.
(Fonte: GettyImages)
Há várias razões que explicam a popularidade da França nos destinos turísticos. Um deles é a própria geografia: o país está numa posição estratégica na Europa, fazendo com que tenha tanto destinos de praias quanto de montanhas.
O outro ponto é que há muita coisa para fazer por lá. Há as atrações históricas, os centros urbanos para compras, os restaurantes famosos e os destinos no campo para quem quer passeios mais tranquilos.
É importante lembrar que a França investe há anos na preservação e na renovação de seus pontos históricos para poder receber bem todos os turistas. Não por acaso, alguns dos pontos mais conhecidos no turismo mundial ficam por lá, como a torre Eiffel, a igreja Sacre Coeur e o Arco do Triunfo.
O transporte para fazer os deslocamentos pela França também são muito favoráveis. O trem em alta velocidade possibilita que turistas transitem por partes da França e consigam ir de lá até países vizinhos. Muito em breve, o Ultra Rapid Train, que é um projeto da União Europeia, deve conectar ainda mais, ofertando uma linha que vai de Lisboa, em Portugal, até Helsinque, na Finlândia.
E, claro, as Olimpíadas de Paris em 2024 também devem estimular muito o turismo para lá. Mas, para quem não quer esperar até a data, há outros eventos esportivos interessantes, como o Tour de France, o Torneio Aberto da França e a Copa do Mundo de Rugby, que ocorre ainda em 2023. Para quem pode deslocar até lá, um bon voyage!