Assalto ao trem pagador: o maior roubo ferroviário da história

19/08/2023 às 05:002 min de leitura

Na madrugada do dia 8 de agosto de 1963, 15 homens invadiram um trem postal próximo a uma cidade inglesa e fugiram com o equivalente a R$ 282,5 milhões atualmente. O crime ficou conhecido como Assalto ao Trem Pagador.

Por volta das 3 horas da manhã, o condutor auxiliar do trem, que viajava de Glasgow a Londres, desceu para examinar um sinal vermelho perto da cidade de Cheddington, na Inglaterra. Notando uma gambiarra feita com uma bateria de seis volts, esse homem, David Whitby, tentou ligar para a estação, mas logo viu que os cabos telefônicos estavam cortados. 

Ao voltar para o trem, ele foi rendido por vários homens mascarados, que surpreenderam o maquinista Jack Mills, golpeando-o várias vezes na cabeça com um bastão, até deixá-lo inconsciente. Após separar os dois primeiros vagões dos outros dez do comboio, eles tiveram que reanimar o condutor, pois o bandido encarregado dessa tarefa não deu conta de operar a locomotiva. 

Fuga e investigações da polícia

Evening Standard/Getty Images(Fonte: Evening Standard/Getty Images)

Após os ladrões retirarem 120 sacos de dinheiro do trem e os colocarem em três veículos, policiais da Scotland Yard entraram em cena e começaram a investigar as primeiras pistas: uma possível fonte “interna” que deu dicas dos valores e da pouca segurança, e uma fazenda em Leatherslade com uma movimentação atípica de pessoas, segundo um pastor local.  

Encontrando 20 malas postais no chão da fazenda e os veículos usados no crime, os investigadores começaram a investigar o local e, embora os meliantes tenham limpado as impressões digitais na casa, algumas puderam ser detectadas em uma garrafa de ketchup e no tabuleiro de um jogo de Banco Imobiliário.

Com essas evidências, a polícia prendeu o primeiro suspeito: um florista de Bournemouth chamado Roger Cordrey, que levou a prisão de mais 12 ladrões: Gordon Goody, Charlie Wilson, Roy James, John Daly, Brian Field, Leonard Field, John Wheater, Ronnie Biggs, Tommy Wisbey, Jim Hussey, William Boal e Bob Welch.

Qual foi destino dos envolvidos no Assalto ao Trem Pagador?

(Fonte: Mike Biggs/Facebook)(Fonte: Mike Biggs/Facebook/Reprodução)

Julgados pelo “Great Train Robbery”, como o caso ficou conhecido na Inglaterra, todos os suspeitos, exceto cinco, pegaram 30 anos de prisão. Dois deles fugiram da prisão: Charles Wilson e Ronny Biggs. Wilson foi para o Canadá, mas foi logo localizado e extraditado. 

Já Biggs veio para o Brasil. Localizado no Rio de Janeiro, em 1974, não pôde ser extraditado pois teve um filho brasileiro: Michael, o Mike da antiga Turma do Balão Mágico

O líder da operação — Bruce Reynolds — foi preso cinco anos após o crime e condenado a dez anos de prisão. Quanto às vítimas, Jack Mills nunca se recuperou dos ferimentos e teve dores de cabeça até sua morte em 1970. David Whitby morreu de ataque cardíaco em 1972, aos 34 anos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: