Conheça os maiores medos de 5 personalidades históricas

20/08/2023 às 09:002 min de leitura

Aranha, morte, trovão... Não importa a motivação, todo mundo tem algum medo na vida. Isso vale, inclusive, até mesmo para aqueles que aparentam grande força e poder.

Na sequência, vamos falar sobre os pontos fracos de algumas figuras históricas, sendo alguns bem comuns e outros um tanto quanto peculiares. Confira!

Leia também: Qual a diferença entre medo, fobia e ansiedade?

1. Heráclio

Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons)

Heráclio, imperador romano que esteve no poder entre 610 e 641, segundo boatos, tinha pavor de água. Os rumores começaram após sua entrada em Constantinopla, que só aconteceu depois que vários barcos foram organizados para formar uma espécie de ponte para cruzar Bósforo, um estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara.

Entretanto, há quem acredite que isso tudo não passou de uma brincadeira. Entre estes, temos a pesquisadora Nadine Viermann, que disse que isso aconteceu mais para satirizar a fraqueza de suas ações do que um medo propriamente dito.

2. Genghis Khan

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Genghis Khan foi um grande guerreiro enquanto esteve à frente do Império Mongol, enfrentando qualquer inimigo que se colocasse em seu caminho sem medo. No entanto, o mesmo não aconteceria se ele encontrasse um cachorro.

John Man, autor do livro Genghis Khan: Vida, Morte e Ressurreição (2006), explica que quando o pai do guerreiro o deixou com a família da moça com a qual iria se casar, recomendou que tentassem controlar seus cachorros, já que o filho tinha medo deles.

3. Napoleão Bonaparte

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Estamos diante de mais um líder de exército, capaz de invadir diversos campos de batalha para eliminar seus inimigos, mas que ficaria imóvel caso se deparasse com algo bastante comum: uma porta aberta.

Acredite se quiser, Napoleão Bonaparte tinha medo de portas abertas. Isso é tão real que durante a exposição "Napoleão: Revolução para o Império" realizada na National Gallery of Victoria, foi dito que as pessoas que se encontravam com ele eram obrigadas a entrar na sala por uma pequena fresta e fechar rapidamente a porta.

4. Franklin Roosevelt

Keystone Features/Getty Images(Fonte: Keystone Features/Getty Images)

"A única coisa de que devemos temer é do próprio medo". A frase marcou o discurso de Franklin Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos, e servia facilmente para mostrar que nem mesmo ele estava imune a outras "ameaças", como o número 13.

Diversas pessoas diziam que o ex-presidente tinha pavor do número 13. Tanto que ele era incapaz de realizar uma viagem em uma sexta-feira 13 e não gostava de se sentar em uma mesa com 13 pessoas, por exemplo.

5. Salvador Dalí

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Terry Fincher/Daily Express/Hulton Archive/Getty Images)

Gênio incontestável do surrealismo, Salvador Dalí também era uma pessoa que tinha uma fraqueza até que "comum": medo de inseto. Em sua autobiografia, ele conta que uma vez chegou a se cortar várias vezes com uma lâmina de barbear tentando remover o que ele acreditava ser um carrapato.

"Em um ato de desespero, eu me cortei várias vezes, cego pelo sangue que já estava jorrando. O carrapato finalmente se rendeu e, meio desmaiado, eu caí no chão em meu próprio sangue", escreveu o autor que posteriormente descobriu estar, na verdade, lutando contra uma verruga.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: