Artes/cultura
17/09/2023 às 06:00•2 min de leitura
Quem é que nunca cozinhou uma panela gigante de arroz para deixar as sobras para o restante da semana na geladeira, não é mesmo? Além de fazer parte da base da dieta dos brasileiros, o arroz é um dos acompanhamentos mais fáceis e saborosos de refeições saudáveis. Porém, assim como qualquer comida, não queremos comê-lo quando seu prazo de validade já expirou.
Então, como saber quando o arroz já não está mais apto para consumo? Quanto tempo podemos deixar as sobras na geladeira antes delas estragarem? Afinal, desperdiçar alimentos nunca é o desejo de alguém e essas são informações importantes de se ter em mãos.
Leia também: Você realmente precisa lavar o arroz antes de cozinhar?
(Fonte: Getty Images)
Se você quer saber qual o tempo de validade de um arroz seco, fechado e cru, isso não é algo para se preocupar. O arroz branco fechado durará quase que indefinidamente se for mantido em um recipiente hermético de armazenamento de alimentos, com estudos mostrando que ele mantém seu sabor e nutrientes por até 30 anos.
Já o arroz cozido, em condições ideais, dura de quatro a seis dias na geladeira. Porém, o tempo que as sobras de arroz vão durar na geladeira tem muito a ver com uma variedade de sabores: o método de cozimento, quanto tempo permaneceu em temperatura ambiente, a rapidez com que esfriou, qual recipiente de armazenamento ele ficou mantido, quão lotado a sua geladeira está e quanto arroz você tem em mãos.
Tudo isso pode alterar os prazos. Além disso, a resposta para "quanto tempo dura o arroz na geladeira?" só pode ser aplicada a pessoas saudáveis que não correm um risco aumentado de doenças de origem alimentar. Se você faz parte de um grupo de risco, a melhor opção é ser mais conservador em relação a esse tempo e acreditar que o arroz cozido pode durar de dois a quatro dias na geladeira.
Leia também: Como congelar e armazenar alimentos corretamente?
(Fonte: Getty Images)
Quando você está tentando determinar quanto tempo o arroz dura na geladeira e se ele estragou, muitas das mesmas regras se aplicam a outros alimentos, como leite ou frango. Os principais métodos consistem em avaliar se o alimento está pegajoso, cheirar mal ou tiver uma descoloração visível. Nesses casos, o melhor que você pode fazer é jogá-lo fora.
Da mesma forma, se você tirar o arroz da geladeira e ele estiver duro, seco e crocante, é bem provável que ele já tenha passado do ponto e não serve mais para consumo. Se você tiver consumido sobras que estejam visivelmente ruins, você poderá sofrer com uma mordida desagradável na comida — ou poderá ficar gravemente doente.
Os tipos mais comuns de doença decorrentes do consumo de arroz estragado são vômitos e diarreia. Porém, em casos muito caros, se o arroz contiver uma quantidade anormalmente elevada da bactéria Bacillus cereus, você pode acabar tendo uma doença mais grave. Sendo assim, todo cuidado ainda é pouco!