Esportes
22/10/2023 às 09:00•2 min de leitura
A família Von Erich é conhecida até hoje por ter uma das maiores histórias dentro do mundo do wrestling profissional. Contudo, ao mesmo passo que o sucesso apareceu nos ringues, os bastidores familiares eram um tanto quanto sombrios, e diversas tragédias aconteceram com o passar dos anos.
Ao todo, três membros cometeram suicídio, um deles teve enterite aguda no intestino superior e o filho mais velho da família morreu eletrocutado ainda era criança. Por conta de tantas histórias trágicas no caminho, os Von Erich também acabaram ganhando a fama de "família amaldiçoada" pela imprensa internacional.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Dono de uma personalidade fonte e de grande habilidade nos ringues, Fritz Von Erich criou seu legado na luta livre. Seu pai era Kevin Von Erich, um ex-jogador de futebol americano de grande destaque. Então, para conseguir atingir a mesma fama de seu progenitor, Fritz passou a retratar uma figura polêmica em suas lutas: a de um nazista.
Aproveitando o nome de origem alemã, Fritz Von Erich passou a replicar a figura de um apoiador nazi em suas lutas — algo que lhe rendeu muita atenção, mas também despertou ódio dos fãs. Embora não fosse de fato alemão, tal "estratégia de marketing" despertou o interesse público e ele passou a preparar o caminho para o sucesso futuro de sua família.
Em 1952, Fritz e sua então esposa Doris tiveram seu primeiro filho, Jack Baron Adkisson Junior. No entanto, aos 7 anos, o jovem Jack foi eletrocutado e posteriormente afogado em uma poça nas Cataratas do Niágara, no Canadá. E os irmãos que nasceram depois dele também não tiveram uma vida muito feliz.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Anos após a morte de Jack, Fritz viu o nascimento de outros três filhos: Kevin, David e Kerry. Todos eles absorveram o sonho do pai de seguir carreiras no wrestling profissional — todos com um futuro bastante promissor. Os irmãos Von Erich tiveram sucesso na luta livre durante os anos 1970 e 1980, mesmo período em que seu pai assumiu o controle da World Class Championship Wrestling (WCCW).
Cada um deles teve sua chance de se destacar, trazendo algo diferente para a mesa. Kerry era o mais carismático, enquanto David era o mais técnico e Kevin o mais veloz e ágil. Seus nomes rapidamente ficaram conhecidos no mundo da luta, o que provavelmente era uma cortina de fumaça para os bastidores da família.
Em 1984, David Von Erich foi encontrado morto em seu quarto de hotel aos 25 anos. Ele sofria de um caso trágico de enterite aguda no intestino, o que causou um ataque cardíaco subsequente. A notícia de sua morte se espalhou rapidamente, arrasando seus fãs e impactando a família. Três anos depois, Mike Von Erich, o quarto filho de Fritz, teve uma overdose de tranquilizantes após descobrir que sua carreira como lutador teria que ser interrompida devido a uma lesão no ombro.
Porém, as tragédias não pararam por aí. O quinto filho da família, Chris, também se suicidou em 1991 — o que supõe-se ter acontecido por sofrer de depressão após a morte de seus irmãos e por nunca ter conseguido se dar bem no wrestling. Dois anos depois, quem se matou foi Kerry Von Erich, após ter se separado de sua esposa e se aposentado dos ringues.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Embora nenhum pai devesse ver a morte de seu próprio filho, Fritz Von Erich precisou lidar com a morte de quatro deles antes de partir. Ele se divorciou de Doris em 1992, quando já enfrentava alguns problemas sérios de saúde. Porém, a maldição familiar veio lhe cobrar definitivamente em 1997, quando o famoso lutador morreu aos 68 anos devido a um câncer no cérebro.
Entre todas as tragédias que afligiram os Von Erich, apenas um deles sobreviveu: Kevin. Conseguindo superar todas as adversidades, ele começou sua própria família e atualmente vive no Havaí — longe dos holofotes. Apesar dessa não ser uma história feliz, ao menos um Von Erich conseguiu paz de espírito após tanto sofrimento.