Artes/cultura
18/11/2023 às 14:00•2 min de leitura
Voar de avião é sempre uma experiência única e mágica — exceto para aqueles que morrem de medo. Afinal, esse tipo de viagem nos permite desafiar a gravidade, explorar novos horizontes e vislumbrar o mundo de cima. Além disso, é através desse meio de transporte que conseguimos nos locomover de um canto para outro rapidamente.
Porém, assim como qualquer outra grande aventura, existem algumas regras implícitas que você precisa seguir enquanto estiver voando. Pensando no conforto de sua viagem, separamos uma lista com seis coisas que você jamais deveria fazer a bordo de um avião!
(Fonte: Getty Images)
Sobretudo para quem fica muito nervoso na hora de voar de avião, ficar embriagado antes da decolagem pode parecer uma maneira interessante de relaxar. Contudo, é preciso ter cuidado para não ficar completamente de porre e virar o tipo de bêbado chato que atrapalha as pessoas ao seu redor.
Além disso, o álcool desidrata o corpo em grandes altitudes, o que pode fazer com que você se sinta ainda mais lento do que o normal. Sem contar que as chances de você se sentir apertado e com vontade de ir ao banheiro durante o voo aumentarão drasticamente.
(Fonte: Getty Images)
Essa é uma regrinha implícita que vale para viagens de avião ou simplesmente qualquer espaço público: evite reproduzir alguma mídia em seus dispositivos sem o uso de um fone de ouvido. Afinal, ninguém é obrigado a ouvir algo que somente você está interessado, não é mesmo?
Já pensou se todas as pessoas no voo decidissem escolher uma música própria e colocar no volume máximo da caixa de som? A viagem seria um caos. E fica a dica: algumas companhias dão fones de cortesia aos passageiros!
(Fonte: Getty Images)
Quando se está dentro de uma aeronave, você tem em mente que precisará passar algumas horas na mesma posição. Logo, todo o espaço é precioso. Então, isso significa que você deve reclinar o seu assento até atingir os 180º? Embora não existam regras sobre isso, todo bom senso é bem-vindo.
Você provavelmente não gostaria que a pessoa da sua frente viesse a viagem toda com a cabeça deitada no seu colo. Pensar um pouco nos outros pode ser bastante benéfico.
(Fonte: Getty Images)
Sejamos sinceros: poucas coisas são mais chatas do que estar completamente apertado para ir ao banheiro e outra pessoa passar simplesmente 30 minutos dentro da cabine. Logicamente, algumas necessidades demoram mais do que as outras, mas esse não é o lugar adequado para você ficar se enrolando.
Pense que sempre haverá uma fila para usar o banheiro e você não é a única pessoa com esse direito. Então, nada de ficar sentado no vaso mexendo no celular, né?
(Fonte: Getty Images)
Poder reclamar de algum serviço deficitário é um direito de todo ser humano, mas certas coisas precisam ser comedidas. E o que isso quer dizer? Não adianta nada fichar chamando o pessoal da companhia aérea para falando sobre como determinada refeição está desagradável ou como você não tem espaço suficiente para as pernas.
Os comissários de bordo estão presentes para garantir sua segurança e conforto, mas não para ouvir todas as queixas que você tem sobre a vida.
(Fonte: Getty Images)
Como dito anteriormente, reclamar de certas coisas faz parte e pode até mesmo ser benéfico em certas ocasiões. Contudo, algo mais relevante do que isso é ser educado em todas as suas abordagens. Não é preciso espernear ou fazer chilique para ser ouvido.
Quando um funcionário da aviação é tratado com respeito, as probabilidades de vocês chegarem em um termo comum serão mais altas e a viagem será incrivelmente mais confortável para todos.