Ciência
05/01/2024 às 02:00•2 min de leitura
A entrada de um ano novo é sempre um momento de renovação de planos e promessas para o que vem por aí. Geralmente, as pessoas tomam decisões que visam melhorar a sua qualidade de vida para ter uma existência mais plena. Ocorre que, infelizmente, entre 17% e 45% de nós abandonamos essas metas já no primeiro mês, segundo um relatório do YouGov.
No entanto, pesquisas mostram que anotar as suas resoluções aumenta as chances de concretizá-las. E se você quer garantir não apenas um ano bom, mas uma vida boa, veja a seguir o que deveria estar entre os seus planos, segundo a ciência.
(Fonte: Getty Images)
Muita gente não leva o seu sono a sério, e vai passando pelos dias dormindo do jeito que dá. Pois os cientistas alertam que você deveria passar mais tempo na cama – sobretudo nos meses de inverno.
Isso porque os humanos também têm um sono sazonal, o que significa que eles precisam dormir mais no inverno do que no verão, segundo um estudo feito na Alemanha. Por isso, o ideal é que você realmente preste atenção nos seus hábitos de sono.
A dica é apostar na higiene do sono: evitar luzes fortes (como a do celular) pelo menos duas horas antes de ir para a cama e montar um ambiente agradável. Além de tudo, o hábito de um sono consistente pode também ajudar a manter a saúde do intestino.
(Fonte: Getty Images)
Mens sana in corpore sano. A clássica citação em latim é uma verdade: uma mente só pode ser plena em um corpo saudável. Por isso, se você tem uma rotina totalmente sedentária, assuma que isso certamente está impactando na sua qualidade de vida.
Mexer o corpo, da forma que seja, traz inúmeros benefícios: melhora a saúde cardíaca, reforça o sistema imunológico e auxilia na perda de peso. E os ganhos podem não ser tão óbvios assim. Manter uma rotina de exercícios físicos libera endorfina que ajuda a combater a chegada de depressão, por exemplo.
A boa notícia é que qualquer exercício já é bom. Seja a caminhada para pegar o ônibus ou a subida na escada do prédio: tudo isso já colabora ao seu objetivo.
(Fonte: Getty Images)
É claro que a mente não pode ser esquecida, e também deve ser exercitada. Parece estranho pensar em "exercícios da mente", mas eles existem. Entre eles, está conversar com estranhos, mudar uma rota que você faz sempre ou abraçar eventualmente o caos da vida. Tudo isso estimula a plasticidade cerebral.
Além disso, exercícios físicos, como agachamentos, também aumentam o fluxo sanguíneo e impactam positivamente nas nossas habilidades cognitivas.
(Fonte: Getty Images)
Dizem que cantar é o "analgésico mais acessível do mundo". E faz sentido: esta é uma prática que nos beneficia muito, mesmo para quem não canta muito bem.
Cantar estimula a sensação de bem-estar, traz autoconfiança, diminui o stress, melhora a capacidade pulmonar e ativa o sistema cardiovascular. Por isso, cante sempre que possível.
(Fonte: Getty Images)
Muitos estudos mostram que ter bons relacionamentos traz muitos benefícios ao sistema imunológico e cardiovascular. E isso não significa necessariamente ter uma relação de casal. Ter um bom amigo ou simplesmente alguém para compartilhar uma caminhada são excelentes formas de manter a saúde.
Mas, para manter bons relacionamentos, é fundamental investir em si, tornando-se mais flexível com as opiniões dos outros. Também ajuda muito cultivar o hábito de perdoar quem o ofendeu (e muitas vezes nem tinha a intenção de fazer isso).