5 formas como as lojas te enganam psicologicamente

06/02/2024 às 08:002 min de leitura

Seja para abastecer a geladeira de casa, comprar um item essencial ou uma peça de roupa que tanto lhe agrada, todos os seres humanos precisam ir às compras em algum momento de suas vidas. Mas você tem sentido que os lojistas estão cada vez mais experientes em te convencer a comprar um item de seus estabelecimentos? Existe um motivo para isso.

Se você gasta dinheiro para ir às compras, os lojistas também precisam gastar muito dinheiro pensando em como conquistar novos consumidores, sobretudo com estratégias de marketing e pesquisas de público-alvo. Pensando nisso, nós separamos uma lista com cinco das estratégias mais eficazes usadas por vendedores para te vender algum produto!

1. Flores e produtos estimulantes

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Ao longo dos anos de sua vida, você já deve ter notado que os supermercados costumam te forçar a passar primeiro pela seção floral antes de poder chegar ao resto dos produtos, não é mesmo? A verdade é que a disposição das flores faz parte de psicologia humana básica usada contra você.

As lojas perceberam que, ao comprar coisas como alimentos, as pessoas tendem a comprar mais e a confiar mais na loja se acreditarem que tudo é extremamente fresco. Ao passar primeiro pelas flores, seu cérebro estará recebendo sinais de que tudo ali presente possui um aroma de frescor.

2. Cereais matinais açucarados

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Os cereais matinais açucarados tentam justificar sua existência prometendo enriquecer todos os tipos de vitaminas e minerais de que seus filhos precisam. Porém, as marcas desses produtos também gastam muito dinheiro em marketing todos os anos para continuar gerando interesse no público jovem.

Isso não significa apenas ter mascotes fofos ou caixas brilhantes — embora isso também seja feito —, mas literalmente estabelecer contratos com os supermercados para garantir que a colocação do produto seja adequada para manipular as mentes em crescimento dos jovens.

3. Saldões planejados

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Uma das grandes formas das lojas conquistarem novos clientes são com promoções relâmpagos e tentadoras. Os chamados "saldões", porém, nada mais são do que um truque "sujo" para enganar a sua mente. A grande verdade é que essas promoções só surgem porque as lojas sabem que não terão oferta suficiente para atender à demanda.

Sendo assim, eles ainda conseguem lucrar um dinheiro importante quando o estoque está baixo. Dessa forma, eles conseguem ditar o ritmo de compra de sua clientela.

4. Labirintos de produtos

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Alguma vez você já foi em alguma loja onde achou difícil encontrar o produto que você realmente queria? Na realidade, essa dificuldade para encontrar algo costuma ser uma estratégia aplicada por algumas empresas para fazer você gastar mais tempo dentro de suas lojas. Assim, existe a possibilidade de você acabar se interessando por ainda mais coisas.

Uma empresa conhecida por fazer coisas do tipo é a IKEA, que projetou suas lojas como labirintos para que, ao contrário de corredores normais para cima e para baixo, seja mais provável que você visite cada parte da loja e veja tudo antes de sair.

5. Mudança de produtos

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Existe uma coisa que costuma deixar vários consumidores de supermercados loucos: quando determinado produto é movido de lugar no estabelecimento. Porém, a decisão de reorganizar completamente a loja, movendo as coisas tão completamente que você terá que reaprender toda a configuração, é uma tática bastante comum.

Os supermercados se reorganizam regularmente porque querem que você esqueça onde está tudo. Fazendo isso, você será obrigado a ficar buscando por produtos que esqueceu ou que talvez não tenha notado antes, esperançosamente tirando mais dinheiro da sua carteira. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: