Por que você não deve dar pão para os patos nos parques?

21/02/2024 às 06:302 min de leitura

O maior mal que uma pessoa pode fazer a um animal, mesmo que com as melhores das intenções, é desconhecer sua fisiologia e hábitos. A coisa se torna mais grave quando esse comportamento prejudicial se torna um costume popular através dos tempos, como é o caso de alimentar patos nos parques com pedacinhos de pão.

Costume aparentemente inofensivo e fofo que faz parte da memória de muitas famílias, ainda hoje é comum ver pessoas levando os filhos aos parques, carregando pequenos saquinhos com migalhas de pão. Embora pareça divertido, alimentar os patos de maneira incorreta pode ter várias consequências graves para a saúde dos nossos amigos penosos.

Para não continuar oferecendo comida inadequada para os patos, leia abaixo algumas dicas nutritivas, pois, como esses bichinhos não mastigam, provavelmente irão engolir tudo que você der para eles. Isso pode ter consequências para a saúde das aves, para o parque e para o meio ambiente, em geral.

O que tem de errado com dar pão aos patos?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Primeiramente, é preciso lembrar que o pão tem pouquíssimo valor nutricional para os patos, porque é rico em carboidratos e pobre em nutrientes essenciais para as aves, como proteínas, vitaminas e minerais que eles obtêm da caça. Para os patos, o pão funciona como junk food: eles ficam gordos e se sentem saciados, mas a falta de alimento nutritivo os leva à desnutrição, o que é particularmente perigoso para os filhotes.

Outro grande problema com o pão é o fato de ele flutuar na superfície da água, onde acaba se decompondo. Esses pedacinhos encharcados se tornam viveiros de fungos e bactérias que, além de causar doenças nos patos, como aspergillose e salmonela, facilitam o surgimento de algas dentro do lago que proliferam e liberam toxinas, podendo matar os peixes.

Além de animais microscópicos, o pão não comido pelos patos pode atrair bichos maiores, como ratos, conhecidos como vetores de várias doenças. E, se os patos são sempre alimentados em um determinado local, isso pode resultar em uma grande concentração de fezes na água, com consequências desagradáveis e perigosas. 

Então, como alimentar os patos corretamente?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Antes que você tenha que recorrer a um especialista para saber o que levar de comida no parque, é importante lembrar que lá os patos não passarão fome se você não os alimentar. Como eles são onívoros, eles comem de tudo, como peixes, insetos, plantas em geral, sementes de frutas e algas.

Mas, se você adotou um pato como animal de estimação, a escolha deve recair em uma dieta balanceada, constituída de legumes, cereais, sementes para patos, frutas e verduras — todos frescos e picadinhos, pois o pato não tem dentes. 

Mas, se o bichinho for um filhote, opte por uma ração para animais em desenvolvimento, molhada em água. Aos poucos, vá introduzindo a mesma alimentação adulta, também molhada, para amolecer e facilitar a digestão. E, claro, consulte um veterinário especializado em animais exóticos!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: