Artes/cultura
06/05/2024 às 18:00•3 min de leituraAtualizado em 06/05/2024 às 18:00
Reutilizar o pó de café para preparar uma nova bebida definitivamente não é uma boa ideia, já que muito do sabor que o grão apresenta se perde durante o primeiro preparo. No entanto, a borra de café pode apresentar muitas outras utilidades.
Inclusive, uma delas já foi abordada aqui no Mega Curioso, quando indicamos o seu potencial no ramo da construção civil, graças a um concreto ecológico e mais resistente que é produzido a partir da borra de café. Mas outras aplicações dessas sobras também podem ser adotadas dentro de casa.
A concentração de nitrogênio, fósforo e potássio é o que garante à borra de café esse potencial uso como fertilizante. Não se trata de uma solução completa para as plantas ou que possa ser adotada no longo prazo, já que o produto age de forma mais suave.
Basta aplicar um pouco da borra sobre o solo, sem exageros, para aproveitar de seus benefícios. Além de servir como fertilizante, a borra também pode melhorar a drenagem da terra.
A partir do processo de compostagem, a borra de café também pode surpreender, dando vida a um adubo de ótima qualidade. Para obter uma mistura perfeita, a proporção de borra de café não deve ultrapassar os 20%.
Quem tem crianças ou pet em casa, ou mesmo sofre com alergias, valoriza as soluções para o lar que não apresentam produtos químicos em sua composição. E a borra de café figura como uma aliada para afastar alguns tipos de insetos, como formigas. Nas plantas, o café também evita que algumas pragas se desenvolvam.
Mas atenção: não existe nenhuma comprovação científica de que a borra de café sirva para repelir o mosquito da dengue. Para isso, é preciso investir em outros tipos de cuidados para evitar a circulação do Aedes aegypti em ambientes internos, bem como para eliminar todos os focos de água parada e evitar a reprodução de larvas. Colocar areia nos pratos das plantas, evitando que o mosquito coloque seus ovos, continua sendo uma das medidas recomendadas.
Junto com o bicarbonato de sódio, a borra de café seca pode ser bastante útil para eliminar odores que eventualmente surgem na geladeira. Isso considerando que esse método não substitui a limpeza do produto, nem mesmo a checagem da origem do cheiro desagradável. Mas definitivamente pode ajudar a resolver o problema mais rapidamente.
Para usufruir desse efeito, basta colocar um pouco num potinho pequeno que fique aberto, ou mesmo numa tampinha de garrafa, e deixar em uma área com boa circulação, em uma das prateleiras.
O café vai muito além de ser uma bebida adotada no café da manhã, pois seu uso pode ser estendido a diversas receitas, como bolos, brownies e pudim. Ou seja, seu sabor marcante e característico também pode dar as caras em muitas sobremesas.
Ao ser adicionado em receitas de ensopados, molhos, marinadas, ou mesmo incluído durante o preparo de carnes, por incrível que pareça, o café tem o poder de conferir um gosto bastante especial à refeição. Por isso, vale a pena explorar possibilidades na cozinha e aproveitar.