Artes/cultura
28/03/2024 às 16:00•2 min de leituraAtualizado em 28/03/2024 às 16:00
Acha que a sua mesa de trabalho é bagunçada? Pois pense de novo: pode ser que a sua "zona" nem seja tão terrível assim. E aparentemente ninguém tem tanta dificuldade em organizar uma bagunça (ou quem sabe facilidade para conviver com ela) do que os escritores, os artistas e até os profissionais do ramo da tecnologia. Afinal, essas pessoas passam quase todo o tempo mergulhadas em rascunhos, manuscritos e todo tipo de papel para poder ter suas ideias.
Confira abaixo 7 imagens que provam bem o nosso ponto, e vão fazer você se sentir mais organizado do que antes.
O famoso editor Robert Silvers, já falecido, foi um dos fundadores da New York Review of Books. Nessa imagem, ele aparece à frente de seu escritório, que não era exatamente bagunçado, mas sim lotado de papéis e livros. Um pouco de organização com certeza o ajudaria a encontrar o livro que procurava com mais facilidade.
Falecido em 1980, Jean William Fritz Piaget foi um biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Na foto acima, ele aparece quase sendo soterrado pelos itens do seu escritório. Tem até casaco e xícaras misturados no seu material de trabalho. Que bagunça!
Será que os escritores precisam de ambientes bem organizados para poder ter sua inspiração criativa? A depender dessa foto do poeta, ensaísta e contista chileno Roberto Bolaño, parece que não. Ele dá a sensação de estar bem à vontade em sua mesa cheia de manuscritos e cartas não respondidas, que dividem o espaço com seu computador e uma cristaleira.
O físico teórico alemão Albert Einstein é tido até hoje como uma das mentes mais geniais de todos os tempos. E mesmo ele deu luz às suas ideias – como a própria Teoria da Relatividade – nesse ambiente que não era exatamente organizado. Pelo menos, não para o padrão das mentes mais comuns. Essa foto foi tirada exatamente o dia em que ele morreu, em 1955.
Mais recentemente, Steve Jobs, fundador e ex-diretor executivo da Apple (que faleceu em 2011), foi fotografado em seu escritório doméstico, que não prezava pela estética, mas sim por ficar bem próximo de todos os objetos que lhe importavam.
Tinha de tudo naquelas prateleiras – que, claro, dividiam o espaço com seu Mac. O mais engraçado é que toda a estética destoa da própria imagem da Apple, que prioriza pela "limpeza" e pelo minimalismo nas formas.
Mark Zuckerberg, fundador do Facebook/Meta, é dono de uma das maiores fortunas do mundo. Mas seu império começou a ser construído trabalhando em escrivaninhas bagunçadas de estudante, em meio a sacos, copos e embalagens vazias de comida, como bem mostra a foto acima.
Ernest Miller Hemingway é tido como um dos grandes escritores norte-americanos, e é autor de clássicos literários como Paris é uma festa, Por quem os sinos dobram e O velho e o mar. Sabe-se que ele foi bastante atormentado em vida, tanto que se matou em 1961.
Mas, nos momentos em que trouxe ao mundo as suas principais obras, ele trabalhava em sua máquina de escrever em uma mesa bastante desorganizada e cheia de papéis e pastas. Era comum também que seus gatos subissem por lá, como mostra a foto – o que provavelmente bagunçava as coisas ainda mais.