Ciência
30/03/2024 às 16:00•2 min de leituraAtualizado em 30/03/2024 às 16:00
Cães são ótimos companheiros, mas seus latidos frequentes podem ser um desafio para quem vive em ambientes com muitos vizinhos, como apartamentos. Felizmente, alguns cães são naturalmente mais calmos e silenciosos.
E, mesmo que todos eles latam ocasionalmente, algumas raças tendem a ser mais reservadas quando se trata de vocalização. Descubra 10 raças de cães que costumam latir pouco!
O basenji é uma raça da África Central, e é conhecido por ser um cachorro "sem latido" devido à anatomia incomum de sua laringe. Sua comunicação emite sons únicos, incluindo uma vocalização que se assemelha a um 'yodel'.
Os basenjis são cães inteligentes e independentes, mas também podem ser teimosos, exigindo consistência no treinamento.
Embora sejam gigantes, os Dogues Alemães são notavelmente calmos e raramente latem. Sua natureza tranquila e disposição para agradar os tornam ótimos cães de família. Eles costumam ser leais e protetores, além de dóceis e amigáveis, especialmente com as crianças.
Os exemplares dessa raça de grande porte são excelentes nadadores e ideais para famílias, especialmente devido à sua natureza tranquila e inclinação para serem "cães babás". Apesar de seu tamanho, os terra-novas são gentis e pacientes, especialmente com crianças.
Esses pequenos cães são conhecidos por latir com moderação e são ótimos companheiros para pessoas mais velhas. Justamente por amarem estar perto de seus donos, os cavaliers podem desenvolver ansiedade de separação ocasional. São cães gentis e afetuosos, ideais para lares tranquilos.
Os galgos ingleses tendem a ser bem quietos, com sua natureza dócil e independente os tornando adequados até mesmo para apartamentos. São cães ágeis e elegantes, mas também podem ser reservados com estranhos.
Originários do Japão, os shiba inus foram criados para a caça e são bastante independentes. Eles não são carentes e tendem a latir apenas quando excitados ou chateados. São cães leais e corajosos, mas também podem ser teimosos e desafiadores no treinamento.
Com sua pelagem branca e macia, os Coton de Tulear são cães pequenos e tranquilos. Apesar de ótimos companheiros de colo, eles podem ficar ansiosos se deixados sozinhos por muito tempo.
Esses cães grandes e gentis são mais propensos a babar do que a latir. Os são-bernardos são leais e protetores, alertando sua família apenas quando necessário, além de gentis e pacientes com famílias com crianças.
Originário do Ártico, o malamute-do-alasca é um cão calmo que não late muito, mas pode ser predatório com animais pequenos devido aos seus instintos de caça. Eles também são cães leais e protetores, mas podem ser independentes e teimosos, o que exige um treinamento consistente desde filhotes.
O borzoi, também conhecido como galgo russo, é famoso por sua calma e graciosa presença. São cães elegantes e nobres, mas também podem ser reservados com estranhos e precisam de socialização desde cedo.