Artes/cultura
07/04/2024 às 13:00•3 min de leituraAtualizado em 09/04/2024 às 16:13
Considerados nossos melhores amigos no reino animal, os cachorros possuem muitos comportamentos que interpretamos facilmente. No entanto, alguns outros são tão complexos que fica difícil entender sua motivação. O uivo é um destes casos. Como no choro humano, uivar pode significar diferentes sensações do seu amigo.
De acordo com especialistas em comportamento canino, estar atento ao uivar de um cachorro é parte importante na gestão da saúde do animal, seja para o cuidado que pode ser feito em casa, seja para repassar informações a um médico veterinário. Conheça as principais razões que motivam os uivos caninos.
Segundo especialistas, uma das principais razões para os cães uivarem é uma predisposição genética, em particular nas raças mais próximas dos lobos. Uivar age, então, como uma forma de comunicação entre os indivíduos da espécie, a exemplo dos cães de caça.
O uivo seria a estratégia do animal para marcar a localização de uma presa farejada, de modo que o caçador e outros cães da matilha possam encontrá-la. No caso de um cachorro do domesticado, o uivo seguiria o padrão genético de comunicação.
Sentir a ausência do dono (ou donos) é outro motivo para que cães uivem. Cachorros são chamados de animais sociais, isto é, interagem com a sua espécie, mas também com outras. Essa interação é fundamental para a saúde dos cachorros, que utilizam o uivo para expressar sua tristeza ou solidão.
Em alguns casos mais graves, os cães podem passar horas uivando, desde o momento em que veem os humanos saírem pela porta. Para estes casos, existem treinamentos de dessensibilização dos momentos de partida, uma espécie de adestramento para alívio dos uivos.
Enquanto os humanos podem chorar ou gemer quando estão passando mal, os cachorros uivam para expressar sua dor. Esse tipo é bem característico, porque lembra muito um gemido.
Uma boa forma de identificar que o animal está com dores é acompanhar outros sinais, como inquietação, respiração ofegante, perda de apetite, letargia e lambidas excessivas. Este é um caso que deve, sempre, ser acompanhado por um veterinário.
Preste atenção quando uma ambulância, carro de polícia ou dos bombeiros passar próximo a você e seu cachorro com a sirene ligada. Muito provavelmente, seu amigo peludo uivará. De acordo com especialistas em comportamento canino, isso acontece porque o som da sirene é acusticamente semelhante ao uivo de cães e lobos.
Por essa semelhança, eles uivam como resposta, para se comunicar. Não é caso de preocupação, mas pode exigir um pouco de paciência dos donos, já que o animal pode seguir uivando por um período longo após a passagem da sirene.
Enquanto podemos gritar quando animados, nossos amigos peludos uivam. A empolgação causada por diferentes motivos pode gerar uivos nos cães, principalmente em raças de caça, mas não apenas essas.
Encontrar outro cachorro ou vê-lo através do portão, a chegada dos donos ao lar, a possibilidade de um passeio ao ver a coleira ou até mesmo o som de um brinquedo (como uma bola) podem representar gatilhos para os cachorros, que pulam, lambem e, é claro, protagonizam um show de uivos. Tudo faz parte da comunicação deles.
Outra das principais razões para o uivo do seu cãozinho é a necessidade dele ir ao banheiro, isto é, de fazer suas necessidades, especialmente os que são acostumados a fazer fora de casa.
Pode ser que, antes do uivo, ele tente te mandar mensagens de diferentes formas, como andando de um lado para o outro. Caso não surta efeito, o uivo pode surgir.
Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos.