Ciência
21/04/2024 às 19:00•2 min de leituraAtualizado em 21/04/2024 às 19:00
A história de origem da cerveja envolve uma prática de mais de 4 mil anos. Foi nesse período que civilizações da região da Mesopotâmia, o atual território do Iraque, começaram a transformar em bebida o resultado da fermentação de grãos aromáticos e até de pães já prontos.
A indústria cervejeira atualmente é bem diferente desses processos rurais, com grandes corporações e fábricas que produzem diferentes marcas a partir de múltiplos processos e ingredientes. Só que uma marca específica do Reino Unido resolveu retornar aos hábitos da Antiguidade não só por uma questão histórica, mas também ecológica.
A empresa em questão é a Toast Brewing, criada em 2016 no Reino Unido por Tristram Stuart. Ele teve a ideia para o empreendimento de uma forma que, à primeira vista, nada tem a ver com cerveja: quando visitou uma fábrica de sanduíches que forneciam alimento para mercados locais.
Lá, ele viu uma imensa quantidade de pães fatiados, bordas e cascas que eram descartados não pela qualidade, mas por questões como o formato dos produtos. Ele então encontrou uma forma de aproveitar esse material ao visitar uma cervejaria em Bruxelas, na Bélgica. Nessa imersão, ele conheceu antigos processos de fabricação de cerveja e notou que havia um ingrediente em comum: os pães que não foram aproveitados em uma refeição.
Os sumérios tinham até poemas para deuses em que detalhavam a fermentação de grãos e o uso de pães já prontos, que podiam ser usados no lugar de parte dos cereais que hoje conhecemos como malte.
A receita da época da Mesopotâmia foi então adaptada pela Toast Brewing, que começou a produzir depois de fechar parcerias com fábricas locais para receber remessas de pães que não seriam aproveitados em sanduíches.
O foco da companhia é principalmente ser uma bebida sustentável, com uma menor emissão de carbono por já reaproveitar materiais que passaram por um processo de colheita — momento em que a maioria da água é gasta — e industrial, com altos níveis de consumo energético.
As modernizações incluíram um triturador industrial para transformar as fatias em pequenos pedaços. Apesar das adaptações, ainda é necessário usar 75% de malte devido ao impacto dele na fermentação. A expectativa é de que a fábrica zere as emissões de carbono em 2030.
Segundo a Toast Brewing, já foram utilizadas mais de 3 milhões de fatias de pão no processo de produção da marca. O lucro da cervejaria é repassado para instituições de caridade, em especial entidades envolvidas com alimentação. O projeto ainda é de porte relativamente pequeno, mas até já expandiu a exportação para alguns países.