Ciência
31/08/2017 às 04:41•2 min de leitura
Por causa da tecnologia, tendemos a ficar voltados para computadores, tablets, celulares e televisões por muito tempo. Isso faz com que nossos olhos pisquem em menores frequências, causando o ressecamento. Para melhorar a situação, a cada 20 minutos tire seus olhos dos aparelhos eletrônicos por 20 segundos e olhe para algum outro ponto mais longe, como uma porta ou uma janela.
Às vezes, quando você está em um ambiente seco demais ou em uma cidade que está há dias sem chuva, vale a pena apostar em um umidificador de ambientes, que acaba reduzindo a secura ocular.
Tomar entre 8 e 10 copos de água por dia é uma forma de manter os olhos hidratados, sabia?
Consumir esse elemento é uma maneira de ajudar as suas glândulas oculares a funcionarem bem.
Parece bizarro, mas a verdade é que já é comprovado que reduzir o consumo de açúcar também é uma medida que contribui para a hidratação dos olhos.
Ao fim do dia, faça uma compressa morna de pelo menos 1 minuto nos seus olhos. Colocar sobre eles um paninho quente ajuda a derreter os óleos que podem obstruir as glândulas lacrimais.
Às vezes, usar um colírio neutro, daqueles indicados para lubrificar os olhos, é uma forma de ter alívio imediato. Só não vale exagerar na dose, hein!
Lavar os olhos com xampu de bebê, que não causa irritação, é uma forma de limpar os cílios e toda a região, removendo resíduos que possam provocar o ressecamento.
Se você sofre com o ressecamento dos olhos, evite ficar em frente a ventiladores, por exemplo. O mesmo vale para saídas de ar-condicionado e afins.
Pode parecer bobagem, mas o simples ato de piscar com mais frequência é uma boa forma de reduzir o ressecamento, sabia? Não custa nada tentar.
Se você tem esse problema constantemente e ele não diminui mesmo quando você adota as medidas que sugerimos acima, não deixe de marcar uma consulta com um oftalmologista.