Esportes
29/09/2017 às 07:29•2 min de leitura
Desde a puberdade – ou em alguns casos até antes dela – mulheres começam a usar sutiãs e tops com a ideia de que esses itens promovem a famosa sustentação dos seios.
Hoje, no entanto, é cada vez mais comum vermos campanhas de mulheres que defendem o não uso do sutiã, e para falar sobre o assunto, reunimos alguns estudos científicos, divulgados pelo Bright Side, que nos mostram que deixar o sutiã de lado pode ser mesmo uma boa ideia. Confira:
O uso do sutiã não melhora a sustentação dos seios – pelo contrário! A verdade é que o uso constante desse acessório acaba enfraquecendo a musculatura dos seios e, como consequência, eles ficam flácidos e caídos.
Usar sutiã acaba fazendo com que o suporte natural dos seios pare de funcionar. Isso acontece porque os seios são cobertos por uma fina pele elástica que se liga à mama, e usar um sutiã o tempo todo acaba fazendo com que esses ligamentos não funcionem direito – basicamente, deixar de usar sutiã faz com que a elasticidade da natural da pele melhore.
Quase 90% das mulheres que foram diagnosticadas com fibroses na região das mamas acabaram melhorando muito quando pararam de usar sutiã. Importante frisar que estamos falando de cistos benignos, não de caroços que indicam a presença de câncer de mama.
Uma pesquisa que buscou avaliar o bem-estar de mulheres que pararam de usar sutiã revelou que 79% das participantes relataram ter experiências positivas em relação às dores musculares na região dos ombros e das costas.
Deixar o sutiã de lado faz com que os seios sejam naturalmente massageados ao longo do dia, quando nos movimentamos. Isso faz com que a tensão muscular vá embora e, de quebra, melhora a circulação sanguínea do local, o que ajuda a prevenir casos inflamatórios.