Artes/cultura
18/07/2021 às 04:00•2 min de leitura
Apesar de serem geralmente pequenos, os insetos podem ser extremamente ameaçadores e algumas de suas espécies detêm as mordidas ou as picadas mais dolorosas do reino animal, com algumas podendo gerar maiores complicações para a vítima e até uma sensação de tortura inesquecível.
Confira algumas sugestões práticas e cientificamente comprovadas para aliviar as dores do ataque de um inseto.
(Fonte: NHS / Reprodução)
Além de ser indicada para o tratamento de insuficiência adrenocortical, síndrome adrenogenital, hipercalcemia, tireoidite, artrite reumatoide, dermatite, asma e doença pulmonar obstrutiva crónica, a hidrocortisona alivia a inflamação, reduzindo a coceira e o inchaço. Seu formato em creme pode ser utilizado até três vezes ao dia e apresenta resultados satisfatórios no combate ao desconforto.
(Fonte: Pop Sugar / Reprodução)
Gelo é o quebra-galho ideal para toda hora e uma compressa fria tradicional, aplicada durante 20 minutos diários, reduz o inchaço da picada.
(Fonte: Wikipedia / Reprodução)
Ao ser aplicada na pele ou ingerida durante uma semana, a difenidramina pode ajudar a reduzir a coceira e o inchaço de mordidas. Porém, é recomendado cuidado no uso da substância, pois sintomas como irritação na pele podem ser diagnosticados caso haja a aplicação para além do tempo usual.
(Fonte: Medical News Today / Reprodução)
A loção de calamina é indicada para aliviar sintomas provocados pelas picadas de insetos e irritação causada por plantas, além de aliviar ardor, ardência e urticária causados pela queimadura solar ou outras irritações da pele de menor intensidade, isso graças a uma mistura de óxido férrico, óxido de zinco, antissépticos e adstringentes. O efeito do tratamento pode ser potencializado caso a loção seja utilizada em paralelo com um hidratante.
(Fonte: Elite Learning / Reprodução)
Para aliviar instantaneamente a coceira, aplique pressão no local com uma unha ou tampa de caneta por cerca de 10 segundos. Essa pressão com itens pontiagudos deve ser realizada com cuidado, a fim de evitar rachaduras na pele ou causar outros tipos de dor.
(Fonte: The Holistic Center at Bristol Square / Reprodução)
Coçar um ponto de incômodo pode trazer uma sensação aparente de alívio, mas aumenta a superfície de ardência e pode trazer mais complicações ainda para a pele, como uma infecção bacteriana secundária. Assim, é recomendado evitar totalmente a coceira, mantendo a pele intacta ou usando um creme antibiótico.