Artes/cultura
13/04/2022 às 11:00•2 min de leitura
Quem poderia imaginar que uma substância encontrada na pele e nos ossos de animais poderia se tornar um dos suplementos mais populares dos últimos anos? Estamos falando do colágeno, composto que tem ganhado cada vez adeptos devido aos benefícios que oferece para o corpo humano.
O colágeno consiste em uma categoria de proteína com um papel importante na sustentação e construção de muitos tecidos, como cartilagens, ossos, sistema digestivo, olhos, cabelo e pele.
Ele é produzido naturalmente pelo nosso organismo. No entanto, nos últimos anos tem crescido o número de pessoas que recorrem aos suplementos de colágeno visando um resultado específico ou potencializar os efeitos da substância no organismo.
(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)
Vale lembrar que os suplementos de colágeno não são o colágeno propriamente dito, até porque essa substância não pode ser absorvida pelo organismo se não for dividida em aminoácidos menores.
Os vendidos em lojas especializadas e farmácias são, na verdade, componentes de colágeno que já foram divididos para se tornarem absorvíveis.
Por integrar tantas partes críticas de nosso corpo, o colágeno não somente faz bem, como também é essencial para uma boa saúde. Alguns dos principais benefícios associados a essa substância incluem:
Suplementos diários de colágeno podem ajudar a fortalecer os ossos deixando-os mais densos e retardando o processo de envelhecimento natural.
Um dos principais atrativos do colágeno é que ele ajuda a melhorar a hidratação e elasticidade da pele.
Isso se torna especialmente interessante para pessoas idosas ou aquelas que lidam com uma pele ressecada e esfarelada. Outro ponto positivo é que esse composto também ajuda a diminuir as rugas.
(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)
Associar uma combinação de suplementos de peptídeos de colágeno com treinamentos de força pode contribuir para o aumento da força e da massa muscular.
Quem sofre com osteoartrite do joelho pode se beneficiar com a melhora da função articular e diminuição da dor com o uso de suplementos orais de colágeno.
Contudo, algumas pesquisas indicam que pode levar entre 3 e 5 meses para as melhorias serem notadas
Além de ajudar a aumentar a quantidade de cabelo, os suplementos diários de colágeno contribuem para uma melhor aparência, espessura e firmeza dos fios. As unhas também se beneficiam, já que essa substância evita que elas se lasquem ou fiquem quebradiças.
(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)
Como dito, nosso organismo fabrica essa substância. Fatores envolvendo o estilo de vida desempenham um papel essencial na quantidade de colágeno que o corpo produz.
Sendo assim, vale a pena cuidar para ter uma dieta equilibrada e rica em proteínas, além de evitar tomar muito sol e fumar.
Por fim, lembre-se conversar com seu médico sobre possíveis dúvidas e efeitos colaterais relacionados aos suplementos de colágeno. Afinal, é de saúde que estamos falando!