
Ciência
28/08/2022 às 13:00•2 min de leitura
O ator Ashton Kutcher contou recentemente em sua participação no programa “Celebridades à prova de tudo: o desafio”, da National Geographic, que há dois anos foi diagnosticado com um tipo de Vasculite autoimune.
Segundo o ator, a doença o deixou sem a capacidade de ver, ouvir e se equilibrar por algum tempo. No entanto, existem mais de 20 tipos dessa doença, que é uma inflamação dos vasos sanguíneos. Entenda agora o que é a Vasculite e seus principais sintomas.
Ashton Kutcher sofreu com sintomas graves da doença. (Fonte: The Healthy)
Vasculite é o nome pelo qual são chamadas diversas doenças que causam inflamações nas paredes dos vasos sanguíneos. Como consequência dessa inflamação, as paredes dos vasos – sejam artérias ou veias – ficam mais grossas e atraem células do sistema imunológico que se acumulam no local afetado pela doença.
Essas células acumuladas causam um estreitamento que dificulta ou interrompe o fluxo sanguíneo. A interrupção, por sua vez, causa problemas nos órgãos irrigados por esses vasos, já que eles deixam de receber a quantidade necessária de sangue. Quando a doença se desenvolve de forma independente de outras enfermidades é chamada de Vasculite Primária.
Outras condições de saúde também podem levar ao desenvolvimento de vasculites. Nesses casos, elas são chamadas de Vasculites Secundárias e podem ser engatilhadas por doenças autoimunes, infecções virais como hepatite e até mesmo covid-19. Além disso, medicamentos e um componente da cocaína também podem levar a quadros dessa infecção.
(Fonte: Shutterstock)
Os sintomas variam conforme a gravidade da doença, mas, inicialmente, os pacientes se queixam de sintomas inespecíficos como mal-estar, febre, fraqueza, cansaço e perda de apetite. Com o avanço da doença podem aparecer outros sintomas como dores abdominais e nas juntas, urina escura ou com sangue, tromboses e perda da sensibilidade em áreas afetadas.
Por se tratar de uma doença autoimune, ou seja, uma doença em que o próprio organismo da pessoa é o agressor, o tratamento é feito com o uso de medicamentos imunossupressores. Esse tipo de remédio tem como função regular a atividade dos anticorpos que atacam os vasos sanguíneos.
Em casos mais graves, há a possibilidade da realização de uma terapia chamada de Plasmaférese, em que são retirados os autoanticorpos do sangue. Mas essa terapia não oferece a cura para a enfermidade, apenas a atua por um tempo. Ashton Kutcher contou na entrevista que levou um ano para se recuperar dos sintomas da doença. O tratamento, no entanto, envolve acompanhamento médico durante toda a vida.