Estilo de vida
24/11/2022 às 04:00•2 min de leitura
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo todo. Essa doença, que ocorre quando mutações genéticas fazem com que as células cresçam descontroladamente e podendo atingir qualquer órgão ou tecido do corpo, é um enorme pesadelo para diversas famílias e exige bastante precaução.
Enquanto o câncer geralmente afeta pessoas com 50 anos ou mais, estudos recentes mostram que a incidência de certos tipos dessa enfermidade está aumentando entre pessoas abaixo dessa faixa etária — algo que gera uma enorme interrogação dentro da comunidade médica. Afinal, por que tantas pessoas com menos de 50 anos estão tendo câncer? Entenda.
(Fonte: Shutterstock)
Um fator preocupante sobre os cânceres de início precoce é que eles representam um risco maior de problemas de saúde a longo prazo, o que pode prejudicar a qualidade de vida de uma pessoa. Entre esses problemas estão a infertilidade, desenvolvimento de condições cardiovasculares e cânceres secundários — sem contar os efeitos colaterais do tratamento da doença.
Por esse motivo, conseguir compreender o porquê dos cânceres de início precoce estarem acontecendo pode ser essencial na prevenção, detecção rápida e tratamento da condição. Não à toa, novos estudos têm surgido para determinar possíveis fatores de risco para que os mais jovens estejam desenvolvendo câncer.
Para a obtenção desses dados, os pesquisadores observaram quais fatores de estilo de vida nos primeiros anos de juventude, como dieta, obesidade e exposição ambiental, podem estar contribuindo para o aumento dos índices. Com isso, a esperança é que a revisão dos dados forneça benefícios a longo prazo para as comunidades afetadas.
(Fonte: Shutterstock)
Para a criação do estudo, cientistas da Harvard University analisaram dados globais dos anos 2000 a 2012 sobre a incidência de 14 tipos de câncer que aumentaram em incidência entre adultos com menos de 50 anos. Então, os pesquisadores examinaram estudos que investigavam possíveis fatores de risco para o surgimento de tumores.
Depois de analisar a literatura, foi observado que existem evidências crescentes sobre como alguns padrões de vida contribuem para casos de câncer. De acordo com os estudiosos, todo esse "fenômeno" que estamos presenciando agora é um resultado acumulado de mudanças na sociedade existentes desde a década de 1990.
Alguns hábitos de estilo de vida listados como contribuintes para o surgimento da doença foram:
Logo, o documenta ressalta que as pessoas devem buscar por um estilo de vida mais saudável ao longo dos próximos anos, com a esperança de que essa mudança de mentalidade ajude as taxas de câncer precoce voltar a abaixar.