Ciência
14/12/2022 às 08:00•2 min de leitura
Banhos quentes — mas não demais — podem ser bons para a pele, ajudando-a a reter alguns óleos naturais e ainda simbolizam relaxamento para o corpo. Afinal, poucas coisas são tão reconfortantes quanto desfrutar de uma ducha quente após um dia cansativo ou quando você está apresentando um desconforto muscular.
Porém, esses não são os únicos benefícios relacionados a esse tema. De acordo com pesquisadores da Universidade de Freiburg, na Alemanha, tomar banhos quentes pode ser tão efetivo no combate à depressão quanto a prática diária de exercícios. Conheça mais sobre esse estudo ao longo dos próximos parágrafos!
(Fonte: Shutterstock)
Para a obtenção de dados, os estudiosos alemães reuniram 45 indivíduos com depressão moderada a grave medida pela Escala de Avaliação de Depressão Hamilton (HAM-D). Então, os participantes foram instruídos a se exercitar por 45 minutos duas vezes por semana ou tomar banhos quentes de 30 minutos — a água estando a 40 °C — e depois relaxar com bolsas de água quente e um cobertor por 20 minutos duas vezes cada semana.
Após oito semanas de experimentações, cada participante foi testado novamente na escala HAM-D. O estudo mostra que aqueles que tomaram banho relataram uma queda de seis pontos no teste, que no início havia apresentado uma média de 21,7 pontos em uma escala que vai de 1 a 50. Os pacientes que cumpriram uma rotina de exercícios, por sua vez, viram apenas uma queda de três pontos.
Porém, é importante ressaltar que existem ressalvas significativas para esse estudo, que ainda não foi revisado por pares. Além do tamanho da amostra de "cobaias" ser pequeno, 13 das 23 pessoas designadas para estar dentro do grupo que realizaria atividades físicas não conseguiram concluir os testes ou não quiseram continuar com esse tipo de tarefa.
(Fonte: Shutterstock)
Segundo os pesquisadores, existem algumas boas teorias para explicar o motivo da água quente ser tão efetiva para a nossa saúde mental. Principalmente se o banho foi tomado de banheira, a imersão é vista como uma prática ótima para melhorar o humor, ajudando a normalizar a temperatura corporal e os ritmos circadianos.
Uma vez que o nosso relógio biológico fica estabilizado, conseguimos regular nosso ciclo de sono. Dormir bem proporciona uma maior qualidade de vida, incentiva o bom humor e facilita na luta contra distúrbios psicológicos. De acordo com os estudiosos, o uso das bolsas de água quente pode ser tão eficiente quanto os banhos diários.
Um estudo de 2017 conduzido pela Universidade de Madison-Winsconsin demostrou que aumentar regularmente a temperatura central de um indivíduo para 38,5 °C tende a causar uma redução de 4,27 pontos na escala HAM-D após seis semanas — algo que é possível se obter através do uso das bolsas térmicas.
Embora nenhum artigo seja realmente conclusivo e também seja cedo para concluirmos se os banhos quentes devem se tornar um "remédio" para casos de depressão e ansiedade, evidentemente esse tipo de prática não possui efeitos colaterais e provavelmente resultará em mais efeitos positivos do que o contrário.