Semaglutida: como funciona a injeção para tratar obesidade?

06/01/2023 às 06:302 min de leitura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na segunda-feira (2), o uso da primeira injeção contra obesidade no Brasil. O medicamento, nomeado comercialmente de Wegovy (semaglutida 2,4 mg), tem aplicação semanal e já é comercializado em outros países, como os Estados Unidos.

De acordo com o órgão, a aprovação foi baseada em um estudo em que os participantes obtiveram redução média de peso de 17% ao utilizar a fórmula durante 68 semanas. O ensaio clínico mostrou ainda que 1 a cada 3 voluntários reduziu o peso em 20%.

Com a aprovação da injeção para tratar obesidade, as buscas pelo remédio se intensificaram e os internautas querem saber: como a semaglutida funciona, para quem é indicada, quando estará disponível e quanto custará?

Para esclarecer as dúvidas, reunimos aqui as principais informações sobre a injeção contra obesidade aprovada pela Anvisa.

Como age a semaglutida?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A substância, igualmente encontrada no remédio Ozempic, indicado para tratamento da diabetes tipo 2, atua como inibidor de apetite. Ela imita o hormônio GLP1, liberado pelo organismo após as refeições, sinalizando ao cérebro a sensação de saciedade.

Com a sensação de que está sem fome, o paciente diminui a quantidade de comida e, consequentemente, a ingestão de energia. Vale destacar que o efeito produzido pela semaglutida tem duração muito maior do que a promovida pelo hormônio.

Segundo a Anvisa, a injeção aplicada uma vez por semana tem ainda um potencial terapêutico diferenciado, pois também atua sobre o metabolismo da glicose e outras comorbidades associadas ao peso.

Para quem é indicada?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O remédio injetável para tratar obesidade tem como público-alvo as pessoas adultas com índice de massa corporal (IMC) acima de 27, o que caracteriza sobrepeso, ou acima de 30 (obesidade). Já as grávidas e pessoas que estejam amamentando não devem utilizá-lo, assim como menores de 18 anos.

Durante o tratamento, podem surgir efeitos colaterais como náusea, vômito, diarreia, indigestão, refluxo, azia, inchaço no estômago, sensação de tontura e cansaço, entre outros sinais.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) ressalta que a semaglutida só deve ser utilizada com prescrição médica e acompanhamento de especialista. O tratamento também precisa incluir mudanças nos hábitos alimentares e a prática de atividades físicas, segundo a entidade.

Quando estará à venda e quanto custará?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Até o momento, não há data para iniciar a venda do Wegovy (semaglutida 2,4 mg) no Brasil. A aprovação da Anvisa é apenas um dos passos para a comercialização do medicamento, que ainda vai enfrentar outros processos antes da chegada às farmácias.

Quanto ao preço da semaglutida, a farmacêutica Novo Nordisk informou que os valores ainda não foram definidos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. Nos EUA, a injeção para obesidade é vendida por US$ 1.349, em média, o equivalente a R$ 7.219 pela cotação atual, valor referente à caixa para um mês.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: