Artes/cultura
30/01/2023 às 04:00•3 min de leitura
Todos nós temos tarefas que não queremos cumprir. Essas tarefas podem ser consideradas chatas, inúteis, cansativas, demoradas, irritantes ou causadoras de ansiedade. Então, como lidar com essas situações? Ou ainda, como aprender a gostar das tarefas que não queremos fazer?
O primeiro passo é entender que ser motivado não significa necessariamente sentir entusiasmo. A motivação é simplesmente um ou mais motivos para agir de uma determinada maneira. Você pode decidir fazer algo sem sentir animação, desde que encontre um significado pessoal para isso.
Mas as coisas vão além. A seguir, você vai conferir algumas ideias que poderão ajudá-lo a desenvolver “gosto” por coisas chatas ou que não gosta de fazer. Confira.
(Fonte: Shutterstock)
Às vezes, as tarefas que precisamos realizar podem parecer tão assustadoras e desafiadoras que não sabemos por onde começar. Quando isso acontece, acabamos não fazendo nada e não conseguindo avançar.
No entanto, quando você divide algo enorme em tarefas menores, seu cérebro também passa a ser menos pressionado. Como consequência, você pode até desenvolver prazer em realizar tais coisas.
(Fonte: Shutterstock)
Outra maneira de lidar com isso é se perguntar por que você precisa fazer tal tarefa. Em vez de deixar-se distrair, pare por um minuto e pergunte por que você precisa fazer o que não quer fazer.
Certamente, porque está na sua lista de tarefas ou porque alguém mais deseja que você a faça. Ou você está sendo pago para isso, ou alguém precisa fazer isso. Mas por quê? O que essa tarefa ajudará a alcançar? Quem será beneficiado? Pense mais profundamente e encontre o bem que você está fazendo no mundo.
Se você é um lavador de pratos, pode não achar que lavar pratos sujos é importante, mas esses pratos são necessários para servir comida, e a comida nutre as pessoas e pode deixá-las felizes. Essas pessoas podem então sair e fazer algo de bom no mundo com um sorriso no rosto. Então, conecte essa tarefa a algo positivo.
(Fonte: Shutterstock)
Muitas vezes nos preocupamos com o que acontecerá depois de terminarmos uma tarefa, se teremos sucesso ou fracasso. Esqueça esses pensamentos e pense no porquê você está fazendo algo. Se sua intenção é melhorar a vida de alguém, essa é a verdadeira razão e não importa o resultado. Concentre-se na sua intenção, não nas possíveis consequências negativas, como o cansaço ou estresse.
(Fonte: Shutterstock)
Por exemplo, você sabe que precisa se alimentar de forma saudável e se exercitar, mas fica adiando essas ações. Quanto mais você esperar, maiores serão os danos à sua saúde. A solução é pensar no futuro e como suas ações hoje afetarão sua vida daqui a alguns anos. Ficar preso na sua zona de conforto pode trazer consequências negativas a longo prazo, então é importante pensar no futuro.
(Fonte: Shutterstock)
Pode ser que sua esposa/marido esteja pedindo para você limpar a grande pilha de lixo na cozinha há muito tempo, e a razão pela qual a pilha está lá é porque você não gosta de lidar com coisas aleatórias que se acumularam no local. Adiar a limpeza provavelmente está criando ressentimento no seu relacionamento.
Não apenas sua falta de ação está afetando a pessoa amada, mas também a qualidade geral do seu relacionamento. É melhor aceitar e fazer a tarefa desagradável para alguém que você ama, especialmente quando está causando danos emocionais ou físicos. Com o tempo, você notará que aquilo que era chato, pode ser algo prático e tranquilo.
(Fonte: Shutterstock)
Fazer algo difícil é complicado. Não é fácil e muitas vezes você se sente inseguro sobre como fazer, porque nunca fez antes. E daí? As coisas difíceis são complicadas e a vida nem sempre é fácil. Às vezes a situação é dura e isso é perfeitamente normal. Aceite a vida com todas as suas dificuldades e desafios. Afinal, ela seria chata se não tivesse desafios. Então sorria, aceite esses obstáculos e siga em frente. Ou seja, tente ver o mundo de outra forma. Quando você começar a observar que suas dificuldades estão fazendo você subir mais um degrau, é bem possível que as perceberá de forma positiva.